O Egoísmo, o Ego, a Espiritualidade e o Nirvana

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Inspirado e intuído pelos Mestres Ascensos)

O ego é o que você é, o egoísmo é você se voltar quase sempre ou sempre para si mesmo, não vendo o lado dos outros, se importando pouco ou nada com eles.

A espiritualidade é você se voltar para os outros, se importar com eles.

Enquanto que o Egoísmo é se voltar para si, na espiritualidade é se voltar para os outros.

Porém se importar consigo, fazer coisas para si mesmo não é egoísmo, ter lazer e necessidades, nada disso é egoísmo, os Iluminados também se voltam para si mesmos, tem necessidades, pois o próprio desapego não é de tudo, só temos desapego de coisas ruins, mas jamais do amor, compaixão, caridade, luz, sabedoria e etc.

Para enxergar a espiritualidade uma coisa que a define é a bondade, querer o bem para os outros, isso traz o desejo de ajudar.

No egoísmo não existe ou existe pouca doação.

O Budismo define o nirvana como vazio de si mesmo, mas não é um vazio total, é só de muitas coisas que fazem a vida ficar pior, é um defeito da linguagem budista feita por más traduções.

As traduções dos textos budistas é péssima.

Mas o interessante é que a espiritualidade é o contrario do egoísmo, um se volta para si mesmo, o outro para os outros. Mas para que isso ocorra bem é necessário entender que lazer não é ruim ou egoísta, assim como gostar de um tipo de comida, de videogames ou TV. Pode e deve fazer tudo isso porque anima nosso emocional, e emoção positiva é espiritualidade.

Papa Francisco tem uma citação muito boa que viralizou nas redes sociais:

“Um rio não bebe sua própria água; as arvores não comem seus próprios frutos. O sol não brilha para ele mesmo, e as flores não exaltam seu perfume para si. Viver para os outros é uma regra da natureza” (Papa Francisco)

Quando você se ilumina, se volta demais para os outros, o amor faz isso, a compaixão, a caridade e etc. são estados sadios da alma, a não que estejamos sendo explorados pela nossa bondade, pois isso ocorre muito.

Mas o auto-amor também, não é só amar os outros.

Amor nunca é ego.

Temos que saber fazer o bem para agente e para o outro.

Jesus falou amai o próximo como a si mesmo, e não ame os metros menos a nós mesmos.

Essa é uma referencia boa, pois muitos esquecem disso e acham que devemos nos abandonar por completo.

Os iluminados se doam demais e é muito bom fazer isso, é uma coisa gostosa, porém no egoísmo não existe felicidade, então o caminho correto mesmo é a doação.

Também não devemos nos forçar a sermos como iluminados, pois isso seria forçoso, o ideal é conquistar isso estando feliz, seguindo um caminho de autoconhecimento.

Muitas pessoas boas não se doam porque a sociedade com uma maioria egoísta educam e influenciam para não fazermos isso, pois para elas é desagradável, e são controladoras.

A pessoa que se iluminou ainda tem ego, mas dá pouca bola para ele, não completamente, em algum pontos ela se influencia egoicamente.

Para as pessoas boas que ainda não atingiram o Nirvana querem o bem dos outros e ajudar. Um iluminado tem a tendência de ajudar, a pessoa boa também, mas com menos freqüência, o que quero dizer é que no momento em que ajudamos alguém é nossa parte que é luz, é como são os iluminados, porem eles sentem muito mais prazer em fazer isso.

Mas a luz é assim, se manifesta na bondade, e um iluminado é muito bom.

O egoísta prejudica os outros, eles estão na escuridão, tem muitos traços parecidos com psicopatas, só que fazem o mal com menos intensidade, e tem um limite. O nível mais baixo de espiritualidade é a psicopatia.

Pessoa boa é o contrario de egoísta, e o iluminado é o contraio de um psicopata.

Tanto o psicopata como quem atingiu o Nirvana, estão em dois pólos fortes, um do bem e outro do mal.

A principal explicação budista para o Nirvana é essa, porem os iluminados tem muitas características além dessa, falamos disso na seção de Nirvana e Mestres Ascensos. Para conhecer a iluminação é muito recomendável ler esses textos, são muito interessantes.

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas