A Confusão entre Amor e Paixão - Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

No treinamento de evolução espiritual do Budismo e de outras crenças, se fala no termino das paixões, que é um sentimento que não deixa o outro pensar direito.

Quando nos apaixonamos por alguém, sofremos.

É um pouco preocupante esse pensamento, pois as pessoas confundem muito paixão com amor e outros sentimentos positivos.

Não temos certeza se à medida que evoluímos espiritualmente vamos perdemos todo tipo de paixão, essa resposta nem o Budismo tem, mas não perdemos o amor, os sentimentos positivos, pois eles só tendem a melhorar e aumentar no processo de autoconhecimento.

É preocupante a confusão que as pessoas fazem entre amor e paixão, por acharem que não devem se apaixonar, e poderiam entender que não devem amar, quando esses sentimentos surgem naturalmente na vida, e nos dão também bons momentos.

O amor e a paixão são sentimentos internos, difíceis de entenderem porque não as vemos, é algo que está além dos sentidos físicos e do pensamento, então sim, as pessoas podem se confundir.

Quando namoramos e sentimos algo, algo que nos faz querer ver e estar com quem temos um namoro, mas não sabemos se aquilo é amor ou paixão.

O Budismo também fala muito sobre desapego, mas não devemos nos desapegar tudo, apenas do que é ruim, e paixão pode ser algo bom também, mas o amor genuíno é muito melhor.

Se desapegar de uma pessoa, tanto fazendo você está com ela ou não, isso não é um ensinamento do Budismo, isso na verdade é frieza, e frieza é o oposto do amor, e não queremos isso, queremos é ser felizes, e os relacionamentos podem trazer isso.

O Budismo visa trazer mais amor e compaixão na vida das pessoas, e faz isso através de um treinamento moral de bondade e de abstinência ao mal, assim como praticando a concentração plena e a meditação.

Na frieza não existe bondade ou compaixão, nessa situação não importa o outro estar feliz ou não, se está sofrendo ou não.

Na frieza não nos importamos, e por esse motivo temos atos que causam karmas negativos, que trará sofrimentos futuros.

Não existem pessoas neutras, somente boas e ruins, e quem é mau, pratica o mau, deseja o que é ruim.

O autoconhecimento nos torna mais bondosos e amorosos, extingue a frieza e de sermos pessoas mornas, mas sim afetivas e positivas, é para isso que treinamos espiritualmente. 

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

O Começo do Preconceito Cristão com as Outras Religiões

O que os Mentores Fazem e como Atuam com a Gente

O Nirvana, o Amor e a Plenitude

 Voltar a Pagina Inicial