A Gestalt e o seu Conceito Central – A Figura e o Fundo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A Gestal terapia embasa seu tratamento na responsabilidade e compromisso do cliente com ele mesmo, e também em viver o aqui e agora, que foi um conceito que veio do Zen Budismo para essa Psicologia.

Falamos bastante dos conceitos budistas dentro da Gestalt, agora vamos ver um pouco o conceito central dessa forma de Psicologia.

A Gestalt trabalha também no conceito de figura e fundo, que é algo central para ela, e que se trata da própria percepção do cliente.

Como símbolo da Gestalt existe uma figura que representa dois rostos, e eles formam um cálice, sendo que horas vemos a taça, e horas vemos as duas faces.

A figura é tudo o que é foco para o paciente no momento de sua vida, então quando ele apresenta um sintoma psicológico negativo, que lhe traz sofrimento, esse está sendo o seu foco, mas o trabalho psicológico é justamente mostrar tudo o que escapa a esse foco, que é o fundo, que é tudo o que está em volta do cliente, que engloba sua história de vida, seus relacionamentos e entre outras coisas.

Dentro de toda figura existe um fundo, sendo que o fundo revela a figura.

A figura é o que o cliente presta atenção, e na terapia é o que tem em vista sobre si mesmo, e o fundo é a totalidade de tudo o que existe nele, e dependendo do que foca, e do que lhe escapa, isso pode causar sofrimento.

O cliente muitas vezes chega para o terapeuta com uma queixa em sua vida, sendo que o trabalho do Psicólogo da Gestalt é justamente investigar o fundo.

O fundo da situação pesquisada por um terapeuta mostra justamente a figura.

O trabalho da Gestalt é o cliente mudar e trazer o que está de fundo, o que lhe escapa, para o local da figura, e trazer o que estava em foco para o fundo, invertendo as posições, e para essa terapia a saúde mental vai depender de uma boa dinâmica nesse processo.

O paciente muitas vezes no processo de sua terapia, ele pode confundir o que é figura e fundo, não sabendo direito diferenciar, e existe um todo nisso, que é a união da figura com o fundo.

O neurótico é um tipo de pessoa que tem muita dificuldade em lidar com a elasticidade entre figura e fundo, e o terapeuta tem o trabalho de fazer com que ele consiga ganhar essa flexibilidade, o que vai lhe trazer saúde mental.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

O que é Preciso para Despertar a Kundalini

O Budismo, o Ego e a Psicologia

Exercício para Vibrar no Positivo, Ser Mais Feliz e Grato

Menu: