A História das Escolas Budistas

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A História do Budismo começa com Sidarta Gautama, um príncipe indiano que por causa de suas angustias emocionais decide virara um asceta, um filosofo errante, com a proposta de atingir a iluminação.

Sidarta tem um insight, que as praticas que fazia não levavam a iluminação, então abandonou aquele caminho, e através da pratica da meditação sentada atingiu o Nirvana.

Gautama atingiu a iluminação penetrando em estágios profundos de meditação, chamados de Samadhi, e ai então conseguiu atingir o Nirvana ou o Nibbana.

Sidarta volta a seu grupo antigo de praticantes e começa a ensinar o caminho que leva ao Nirvana.

Para o Zen Budismo o mais importante é a pratica da meditação, pois foi com ela que Sidarta atingiu o Nirvana, e consideram menos importante as questões filosóficas.

Quando Buda atingiu a iluminação se tornou Buda, que é uma palavra que significa iluminado, Santo, e ele não é o único Buda, existem muitos outros, mas ele é reconhecido com esse nome.

Buda formou um grupo e passavam ensinamentos, ajudando seus aprendizes a atingirem também a iluminação, e é nisso que é centrado o Budismo, onde o caminho para se chegar ao Nibbana é o Nobre Caminho Óctuplo, que tem oito vias que ensinam preceitos morais de bondade, de abdicação a más atitudes, também cultivando a concentração que nos leva a viver o absoluto e a pratica da meditação.

Buda dava sermões e palestras, e após sua morte, seus discípulos decoraram seus ensinamentos e começaram a fazer parte de uma tradição oral.  

Os discípulos se reuniram e faziam diversos concílios, até que chegaram à conclusão de que deviam deixar por escritos seus ensinamentos.

O primeiro concilio foi harmonioso, mas a partir do segundo já houveram conflitos, pois um grupo de praticantes era mais progressista, e o outro mais conservador, onde eles se separaram, havendo o Budismo Hinayana e o Hahaynana.

O Hinayana passou a ser chamada de Theravada, que é o Budismo mais tradicional da época do Buda, onde só é praticado por monges.

O Mahayana é uma linha que os monges ensinam para a comunidade de aprendizes, de pessoas comuns, com os mais diferentes ofícios, não sendo reverendos, mas que podem igualmente atingir a iluminação.

Com a invasão do muçulmanos na Índia, que não aceitavam outras religiões, foi se perdendo o Budismo e ele foi se espalhando para outros lugares.

O Budismo se expande muito, e no norte da Ásia predomina o Budismo Mahayana, e no sul predomina o Theravada.

O Mahayana vai para a China e se instala por lá, se tornando um pais budista, pois era do interesse de imperadores, que eram dominados pelo Taoísmo e Confucionismo, e desejavam essa liberdade.

Então o Budismo se torna uma religião de estado.

Do Mahayna surgiram outras escolas Budistas, e uma delas é o Zen.

Um indiano chamado Boddidharma, vai para a China e lá ele leva a meditação do Zazen, que é a meditação sentada, é o nome que o Zen dá para ela.

Bodhidarma ensina que o principal é a pratica do Zazen, não os estudos e a filosofia, mas sim a prática.

Foi a meditação que fez Sidarta Gautama se tornar sábio e iluminado, então esse deve ser o foco do praticante.

O Zen é uma escola que prioriza acima de tudo, e o que é mais importante é a meditação, e foi assim que ela surgiu, através desse personagem, o Bodhidharma.

Bodhidharma era conhecido como monge Zen, que enquanto os outros estudavam, ele fazia Zazen, e para ele isso era o essencial.

O Zen é uma escola da meditação.

O Mahayna engloba não somente o Zen, mas também o Budismo Esotérico (Vajrayana), tanto o Tibetano como o Japonês, o Shingon, o Tendai, e outras escolas, o Terra Pura e o Nichiren.

O Budismo Esotérico foi marcado por uma história sofrida no começo, tanto sendo adotada por governadores, como perseguida depois pelos lideres que os sucederam, e que só acabou quando o Vajrayana se tornou governante.

O Budismo Esotérico tem escolas, tanto no Tibet como no Japão, sua pratica de meditação é complexa e engloba rituais, uso de mandalas, de objetos como o sino e o Vajra, mantras, a meditação Vipassana, mudras e etc.

No Tibet o Budismo se misturou com a religião xamanica local, tendo além dos Sutras, os Tantras, que são as práticas e estudos esotéricos, mas que só podem ser praticadas e entendidas com a ajuda de um Mestre, um Lama qualificado, que saiba interpretar o texto e conferir iniciações, que é o que permite que a pratica traga resultados.

O Budismo Terra Pura acredita que estamos em uma era de degradação, e que para conquistarmos o Nirvana temos que evocar a Terra Pura.

O Budismo de Nichiren acredita que os ensinamentos budistas se resumem no Sutra de Lótus.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 

Você também pode se interessar por:

 Os Sonhos são uma Coisa Maravilhosa, Então Sonhe

A Individualidade e a Humildade

O Budismo e o Desejo

 Voltar a Pagina Inicial