A Meditação e o Ego

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O reverendo Genshô ensina que não devemos nos preocupar, a principio, se nossa meditação está indo bem ou não, isso porque essa preocupação nos tira do estado meditativo durante a pratica, a concentração, e isso traz barreiras para conseguimos nos livrar de pensamentos, já que a preocupação é um pensamento e uma emoção negativa.

Genshô ensina que o tempo inicial para começarmos a praticar a meditação é de 10 min., mas indo aumentando o tempo a medida que vamos treinando.

Para o reverendo Genshô o tempo ideal para se meditar, é a medida da duração de um incenso de tamanho médio, que é uns 40 min.

Mas não devemos nos preocupar com resultados, pois isso também nos traz pensamentos que nos tiram da meditação, e ainda a emoção negativa, de querer atingir a nossas próprias expectativas, de irmos bem na meditação.

Existem pessoas que desejam mostrar superioridade espiritual, e inventam mentiras do quanto facilmente meditam, e você se sente mal, diminuído, então vai querendo ser como essa pessoa na meditação, ou melhor do que ele, quando na verdade é uma ilusão, a meditação é muito difícil inicialmente, e se nos colocamos melhor do que os outros, isso é alem de uma mentira, orgulho e vaidade, que vai mexer com o orgulho e vaidade do outro.

O treinamento é para nos desprendermos do ego, e essa competitividade na pratica espiritual, é fruto de vaidade, orgulho e em muitos casos, de arrogância.

Respeite seu tempo.

Existem pessoas que mentem que conseguem entrar em estado alterado de consciência, ou de sair fora do corpo com a meditação em uns 20 min. que é um tempo que nem os monges tibetanos que passam muitas horas todos os dias meditando, não conseguem ter essa velocidade, e alguns deles são iluminados.

Não caia nas armadinhas do ego, tanto provocado por si mesmo, quanto pelos os outros.

Agir sem a influencia do ego é libertador.

Busque se manter longe de qualquer competição ou expectativas, faça naturalmente, e isso é algo muito mais elevado do que querer resultados rápidos para mostrar para si mesmo, ou para os outros, o quanto bom somos.

Relaxe, aproveite e valorize toda a conquista conseguida na meditação, sem buscar ser melhor do que ninguém, desprenda-se do seu ego, é para isso que treinamos.

Não entre em competições, e nem queira ficar em evidencia ou se mostrar por causa da meditação, isso só atrapalha.

A meditação e a espiritualidade é uma coisa da gente para a gente mesmo, não vamos envolver o ego e os outros nisso.

Lembrando também que com a ajuda de um professor podemos progredir muito, então é algo importante para ele nos ajudar a ir melhor, conseguir mais resultados, e corrigir o que não estamos fazendo corretamente, isso não é fazer por competição ou ego, mas sim para usar uma técnica que vai melhorar a nossa vida, nos dar mais felicidade, compaixão e sabedoria.

As técnicas de meditação do Budismo, Yoga e Taoísmo, não visam só melhorar a atenção, tirar o stress e outros benéficos, que acontecem também nessas meditações, mas elas são feitas para atingirmos o Nirvana, então por isso é importante ter um mestre ou professor para nos orientar.

Medite sem a influencia do ego.

Namaste

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Nos Observarmos se Estamos Influenciados pelo Nosso Ego

A Energia Nunca Acaba, e Nossa Consciência é Energia – Somos Eternos

Como Aproveitar ao Máximo a Yoga nas Academias de Ginástica para o Autoconhecimento

Menu: