A Mente Simples

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Zen busca nos ensinar a simplicidade das coisas, não à dificuldade de entendimentos ou buscar grandes teorias para grandes elaborações filosóficas.

Existe um termo no Zen que é pensarmos com a mente comum.

Uma mente especulativa, filosófica pode ficar imaginando a origem da água, sendo que ela nasceu da mistura de moléculas do Big Bang, onde gerou todos os elementos se combinando perfeitamente para formar as matérias e a vida.

A água é uma combinação da moléculas Oxigênio com Hidronénio, e ela deu origem a vida, aos peixe e etc. etc. etc.

Um mente simples quando pensa sobre a água, pensa: mas como é bom botar a água na boca e sentir ela, ela sacia minha sede, gosto disso.

Essa é a diferença de uma mente muito especulativa para uma simples.

O Zen surgiu como uma rebeldia ao intelectualismo que existia na época de sua criação, onde a preocupação era com a filosofia e especulações, existiam muitas universidades e muitos estudos, que eles até mesmo ajudam a trazer autoconhecimento, mas não como a prática, então o Zen prioriza a prática budista, que é a meditação, a concentração e a moralidade, fazendo votos de praticar os preceitos budistas, tanto os monges, como os leigos podem fazer esses votos, mas os dos reverendos engloba mais coisas.

A prática budista visa atingir o Nirvana, então ao invés de gastar o tempo com intelectualismo, gastar com a prática, isso é muito melhor para nossa vida, já que o Nirvana a melhora demais, a torna muito boa.  

O Zen cultiva a mente simples e objetiva, focando no que é mais simples e oferece melhor resultado.

Fiquem com luz

Seres de luz

Namastê

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 

Você também pode se interessar por:

 Os Sonhos são uma Coisa Maravilhosa, Então Sonhe

A Individualidade e a Humildade

O Budismo e o Desejo

 Voltar a Pagina Inicial