A Psicologia Junguiana, o Self, o Autoconhecimento e Nossos Sonhos e Desejos

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Self para a Psicologia de Jung é um si mesmo como uma totalidade de tudo o que existe dentro de você, e o ego é o centro da consciência, então existe essa diferença.

O ego é o centro e o Self é tudo, incluindo o próprio ego e tudo o que Jung abordava sobre o interior humano, com tudo o que é formado na psique.

Psique é tudo o que somos por dentro.

Nós trazemos dentro de nós mesmos uma semente de tudo o que podemos ser, e ela pode brotar se trabalharmos para isso, e isso ocorre com o autoconhecimento que traz a transformação e o amadurecimento interior.

A semente nasce, se transforma em uma árvore e dá frutos.

O Self é o que somos, mas existe dentro de nós mesmos o que podemos nos transformar, que se for algo construtivo e do bem, é algo que podemos conseguir com o autoconhecimento.

Você deseja ser um iluminado? Alguém que tenha a função de ajudar os outros? Alguém que não tem as dificuldades internas que tem?

Tudo isso se resolve com o autoconhecimento.

Estamos abordando aqui o que desejamos ser, não o que desejamos ter, mas muitas vezes não conseguimos o que queremos porque existem travas inconscientes, e isso nos faz agir sem perceber, nos fazendo ser de uma forma que não conseguimos o que queremos, e isso é muito comum, acontece com muita gente, talvez a maioria.

Para muitas pessoas terem o que desejam precisam se transformar, as pessoas não tem consciência de suas dificuldades interiores, travas, defeitos, qualidades e etc.

Tudo o que acontece, seja bom ou ruim é aproveitado para nossa experiência, então tudo o que existe de barreiras interiores, defeitos e qualidades a serem aprendidas, tudo isso nos ajuda a crescermos por dentro, então tudo é sempre uma oportunidade de crescimento, sem as dificuldades não existiram o autoconhecimento e transformação.

Jung chama o processo de autoconhecimento de individuação, que é o ser se tornar cada vez mais um ser único, cada vez mais si mesmo de verdade.

Nesse processo de crescimento interno o ego deixa de ser o centro da personalidade, então muda e passa a ser o Self, o ser total, o centro de sua psique.

O ego deixa de ser importante para dar lugar a tudo ser importante, isso não significa que o ser se conheceu por completo e aprendeu tudo o que tinha que aprender, ele ainda tem o que progredir.

Falando sobre conquistar o Nirvana, isso é um tema que as religiões propões, e muitos psicólogos, inclusive um que entrevistei para esse site, que é o Psicanalista Igor Téo, acham que não faz parte da Psicologia, mas dentro do pensamento espiritual podemos conseguir isso, o Budismo mesmo ensina.

Para conseguir o Nirvana indicamos a nossa seção: Nirvana e Mestres Ascensos.

Não sei como a Psiclogia de Jung lida com essa questão.

Jung sempre foi aberto a assuntos espirituais, inclusive fez descobertas psicológicas quanto a religião, e ele usava o Oráculo do I-Ching para ajudar seus pacientes, coisa que na época não era contra a ética da Psicologia, hoje em dia é.

Mas Jung teve a confirmação de que esse oráculo funciona, através da observação de seus pacientes e as respostas que obtinham com esta técnica, inclusive foi o que trouxe a teoria de sincronicidade, que ocorrem paralelos entre o mundo material e mental.

Também viu nas expressões alquímicas representações de processos de consciência, estudou as mandalas, Budismo e etc.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

As Deidades Existem, e Foram Criadas por Deus

A Criação de Deus dos Sete Planos de Existência

Não Espere ser Valorizado Pelos Outros, mas sim Por Si Mesmo

 Voltar a Pagina Inicial