As Três Características do Vazio: a Interconexão, a Ilusão do Eu e a Interdependência

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Vazio para o Budismo é Shunya, que engloba três conceitos, que são: a interconexão, a interdependência e a crença de que o eu é uma ilusão.

 

Interconexão

Tudo está conectado e ligado.

Para o Budismo a separação que temos uns dos outros é uma ilusão, tudo é uma coisa só.

Isso lembra um pouco a religião do Taoísmo e seu conceito de Tao, que é tudo que existe em uma coisa só.

O Tao é a unificação de tudo.

Assim como o Taoísmo é uma crença mística, o Zen também, e outras tradições do Budismo também bebem no conceito de que todos fazemos parte uns dos outros, e assim formamos o todo.

O Monge Genshô ensina que a memória que temos dos acontecimentos sustentam a ilusão de estamos separados dos outros, quando todos fazemos parte de uma coisa só.

Nós temos a memória dos fatos de nossa vida, e não na de todo o resto dos seres que existem, e isso cria o pensamento que estamos separados dos outros, mas em experiências de expansão da consciência, ela abrange outras pessoas e até mesmo o todo, e o Budismo acredita que isso seja a realidade.

Existe uma ciência que estuda esses estados de expansão da consciência, e é a Psicologia Transpessoal, que como o nome já diz está além do pessoal, além de si mesmo.

Essa Psicologia não chega a afirmar que o eu seja uma ilusão, mas as experiências de expansão da consciência são reais, e não são coisa de louco, muito pelo contrário, é uma coisa de pessoas saudáveis.

 

A Ilusão do Eu

Se na verdade o que somos é o todo, então o eu é uma ilusão para o Budismo.

A consciência estaria com um véu que nós não podemos enxergar que somos o todo.

Diversas crenças abordam a expansão da consciência, mas não chegam a conclusão de que o Eu é uma ilusão, mas não doutrinas místicas que buscam a união com o Todo, a unificação.

 

Interdependência

Tudo está interconectado, e tudo depende de tudo para existir, nós dependemos uns dos outros, e a soberba é uma grande ilusão do ego.

A soberba é um grande problema que algumas pessoas têm, e que acaba afastando os outros.

Sem um empregador não existe o emprego, e sem empregos não existe um empregador.

Nós nos alimentamos de outros seres vivos, tanto vegetais como animais, e sem o alimento não podemos viver.

Nós somos seres sociais, como ensina a Psicologia, e sem outros seres para nos relacionar desenvolvemos transtornos mentais.

Felicidade é amor, se para amar precisamos de pessoas.

Tudo isso são só alguns exemplos do que da interconexão, mas tudo, exatamente tudo e de diversas formas dependemos uns dos outros.

Algumas pessoas confundem o conceito de vazio com a semente de Buda que existe dentro de nós, mas são coisas diferentes.

A semente de Buda é a nossa capacidade de nos tornarmos iluminados, ela germina e nos faz surgir como um iluminado.

As pessoas fazem essa confusão porque acreditam que um Buda tenha essas três características do Vazio, mas não tem necessariamente, eles têm muita expansão de suas consciências, mas não abrangem tudo, e pode escapar a eles a sabedoria de que tudo está conectado e interdependente, mas também podem sentir isso, não existe uma regra de que todo iluminado tenha essas três qualidades.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

O Nosso Espirito se Manifestando no Psiquismo e nos Seis Corpos

Exercício de Mentalização para Atingirmos o Nirvana

Onde a Psicologia pode Complementar o Espiritualismo

Menu: