Assumirmos Nossa Responsabilidade Perante a Vida

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Uma das características do amadurecimento emocional é a capacidade de aceitar responsabilidades, e o amadurecimento ocorre com o autoconhecimento, que em parte vem de outras vidas, e em parte vem dessa, pois esquecemos o que aprendemos nas vidas passadas, mas a evolução espiritual que conquistamos nos direciona ao bem e as coisas elevadas.

A responsabilidade é no sentido de assumirmos nossa responsabilidade em nossa vida, não que sejamos culpados por tudo o que nos acontece de ruim, mas é como ensina aquela frase famosa que diz que não importa o que nos aconteceu, o que importa é o que fazemos com o que nos aconteceu.

Porém na imaturidade emocional a pessoa não reconhece o que faz que prejudica a própria vida ou a dos outros, não assumindo o que faz, e por outro lado não podemos nos culpar pelo não é nossa culpa.

Precisamos reconhecer somente o que é nossa responsabilidade de fato, e é isso que nos faz tomar as rédeas da nossa própria vida.

Perdoe quem prejudicou você, isso também é amadurecimento espiritual, e tome a responsabilidade do que você faz com o que te aconteceu.

Os karmas negativos nos trazem coisas ruins, mas o que fazemos com o que nos acontece é de responsabilidade nossa, e isso é maturidade.

Uma coisa que é importante, é não nos importarmos com a opinião dos outros, e isso é libertador, perante o que fazemos de ruim, cabe a nós nos confortarmos e nos acolhermos, e reconhecermos tudo o que fazemos de bom, saber que temos valor e que somos humanos, e ser isso faz parte ter defeitos e errar.   

Através da auto-observação e praticas espirituais desenvolvemos a capacidade de olhar a realidade, ver as coisas como são, e ai então vamos ver o que é nosso de verdade, quando cometemos um erro ou acerto, quando temos um defeito ou virtude.

É um pouco difícil para a maioria das pessoas enxergar o que fazem de errado, mas com o tempo aprendemos que isso é algo natural, e nos sentimos mais humanos, o que é muito bom. Com isso ganhamos humildade e simplicidade genuínas.

Não queiram ser perfeitos e não errarem, isso rouba uma parte da felicidade que corresponde ao tamanho da nossa vaidade ou orgulho de desejarmos a perfeição.

Não busque ser perfeito, isso não existe, pois a evolução é eterna, Deus e sua obra são infinitos, e vamos progredir pela eternidade.

Um passo importante para a nossa evolução espiritual, nessa faze que vivemos no mundo humano é justamente enxergarmos nossos erros e defeitos, e não devemos nos sentir mal por isso porque é uma coisa que ocorre com todo mundo.

Madre Teresa de Calcutá, Gandhi, Chico Xavier, Buda, São Francisco e etc. eles todos tinham defeitos, e por isso eram passiveis de erros, não tinham onisciência e nem onipotência, que são características de Deus, não dos seres humanos, por mais maravilhosos e iluminados que são.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

O Nosso Espirito se Manifestando no Psiquismo e nos Seis Corpos

Exercício de Mentalização para Atingirmos o Nirvana

Onde a Psicologia pode Complementar o Espiritualismo

Menu: