Budismo, Yoga, Moralidade, Humildade, Meditação e Autoconhecimento

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Segundo o Budismo, para a meditação ser efetiva devemos praticar a moral, a bondade que estão nos preceitos do Nobre Caminho Óctuplo do Budismo.

A maioria das vias do Nobre Caminho são regras morais para seguir, não existem vias a toa, para atingir o Nirvana, a meditação não basta, temos que seguir preceitos de bondade, não causar sofrimento aos outros, nos abster de diversos comportamentos ruins.

Toda a técnica budista se baseia nisso, moral, concentração e meditação.

A meditação não é uma pratica isolada, devemos ter a ciência da importância de todas da bondade e da concentração.

Na Yoga acontece a mesma coisa, para despertamos a kundalini e atingirmos o Samadhi, devemos praticar a bondade e nos abstermos de atitudes negativas e ruins, assim purificamos os canais energéticos, desbloqueados eles para que a energia possa circular entre eles, chegar a todos os Chakras e despertando os poderes de cada um.

O Budismo veio da Índia, que foi onde nasceu e se iluminou Buda, talvez existam alguns e semelhanças entre a pratica budista e a Yoga.

Para o Budismo também despertamos os poderes paranormais desenvolvendo o Samadhi, mas é proibido aos monges falarem sobre sua paranormalidade, assim podem manter-se humildes, sem quererem se mostrar, alimentando a vaidade.

Na Índia existe um problema grande de vaidade, onde muitos Gurus exibem seus dons paranormais, se envaidecendo e até mesmo ficando arrogantes.

O problema das habilidades espirituais, acabam se importando com a opinião que os outros tem sobre eles, alimentando o ego, tendo como resultado o trabalho que não é para ajudar o outro, mas para se mostrar.

O ego rouba o lugar do altruísmo, da felicidade, então é importante ser evitado, o que acaba nos prejudicando a pratica e conquistas espirituais.

Quando entendemos o quanto é prejudicial o exibicionismo, o quanto nos rouba a felicidade e o bem estar, a uma vida muito melhor, isso é muito importante para cultivarmos a simplicidade e humildade.

Não importa o que as pessoas pensam de nós, mais sim o valor que nos damos.

Quando nos valorizamos de verdade, profundamente, não precisamos nos exibir aos outros, não precisamos competir ou ser melhor do que ninguém.

A vaidade, orgulho e arrogância, nascem de sentimentos inconscientes de inferioridade.

Para ficarmos em mais equilíbrio e adquirirmos mais autoconhecimento é importante não estimular o ego, mas para resolver a situação permanentemente é enxergarmos nossa tendência ao orgulho e vaidade, assim como descobrir suas causas, que são sentimentos de inferioridade interiores.

Aprender sobre si mesmo é autoconhecimento, e é assim que atingimos o Nirvana.

A meditação, as praticas espirituais aliadas a moral, nos mostram quem somos, e quanto temos um grande progresso nesse sentido, atingimos o Nirvana, a duradoura felicidade.

Estamos falando de um resultado final, mas ele é conquistado passo a passo, então enxergarmos os nossos comportamentos do ego, a cada descoberta é uma vitória, um progresso, valorize isso, comemore e valorize cada passo, cada vez que você medita, sai da meditação com mais autoconhecimento, cada coisa que você enxerga sobre seus defeitos, está se libertando deles, se depreendendo da vaidade e orgulho.

O resultado não aparece de uma hora para outra, mas se visarmos a humildade e o autoconhecimento, vamos progredindo gradualmente, não é de uma hora para outra, mas podemos atingir o Nirvana nessa mesma vida, e se focarmos na humildade e valorizarmos cada passo que damos, então é muito mais fácil chegar ao objetivo.

Não estamos cobrando de você a perfeição, mas indicando o caminho com conquistas, de pouco em pouco, e vai chegar uma hora que vai conseguir um grande progresso de uma só vez.

Namastê

Fiquem com Luz

Seres de Luz

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 

Você também pode se interessar por:

 Os Sonhos são uma Coisa Maravilhosa, Então Sonhe

A Individualidade e a Humildade

O Budismo e o Desejo

 Voltar a Pagina Inicial