Colocar-Nos no Lugar do Outro e o Ajudarmos

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Empatia é saber se colocar no lugar do outro, compreender seus sentimentos, idéias, desejos e comportamentos.

Nós não temos como sentir o que a outra pessoa sente, mas podemos imaginar isso, conseguir ver como nos sentiríamos, se estivéssemos passando pelo que o outro está passando, sendo como ele é, e não como a gente é. Isso é algo avançado.

Cada ser humano é único, e não existe outro igual, então o máximo que podemos fazer é nos imaginarmos sendo como ele é, e como o que ele passa, o que o faz sentir.

Nos importarmos e nos sensibilizamos com o outro são coisas muito boas, e que demandam de nossa consciência.

A sensibilização precisa de muita consciência, e saber o que o outro pode passar ou sentir demanda de muito conhecimento ou sabedoria, e mesmo que tenhamos conquistado isso em outras vidas, nessa nos esquecemos, então temos que retomar a nossa sabedoria e conhecimento.

Nossa consciência traz a nossa capacidade de amar, de sermos bondosos, de querermos o bem alheio, isso é algo que permanece conosco a cada vida, mas o conhecimento de termos chegado a isso é esquecido, e apenas o conhecimento.

Mas voltando a escrever sobre empatia, é importantíssimo para isso sabermos ouvir e nos compadecer com o outro, é necessário ouvir muito para entender sua situação, não darmos uma resposta rápida e mal racionalizada, mas sim entender a fundo o que essa pessoa está vivendo.

É importante entendermos que o outro não é igual a gente, e que tem dificuldades diferentes perante tudo o que viveu, não somente nessa vida, como em outras.

Compreender o outro não é uma tarefa tão fácil, estão escute muito, muito, muito.

Perante essa situação tem outro problema, muitas vezes as pessoas não desejam realmente se ajudar quando reclamam seus problemas, mas sim jogar suas frustrações em cima do outro, quer apenas se aliviar e fazer do outro sua lata de lixo, o que não é bom, e não devemos ser o lixo.

Mas se por um lado existem pessoas que fazem isso, existem também as que desejam realmente ajuda, e precisamos saber avaliar, e principalmente quando o que sentimos quando terminamos de conversar, se ficamos mais mal, com um peso nas costas, pois isso é um sintoma de que o outro está te usando como lata de lixo, e você não o está ajudando fazendo isso.

Para ajudar realmente o outro, ele precisa querer ajuda, e não apenas se aliviar suas raivas e frustrações.

Muitas vezes em apenas desejarmos que ele fique melhor, essa energia chegue até ele e vai ajudar nisso.

Não precisamos ter todas as respostas, mas só em desejar que o outro fique bem, isso já ajuda, e é amor genuíno.

Quando nos sensibilizamos realmente, enviamos uma ajuda energética.

Nem sempre temos as respostas para os problemas dos outros, mas podemos escutar, nos sensibilizar e imaginar o que ele está sentindo. 

Nem todo mundo quer ajuda, e muitas vezes nem sabemos como ajudar realmente, mas quando conseguimos nos colocar no lugar dele, ai isso é muito mais fácil. 

Quanto mais desenvolvermos nosso autoconhecimento, mais fácil será ajudar.

Quando nos sentimos mal em ajudar, podemos estar sendo usados ou servindo como lata de lixo, cuidado, ajudar quem não quer é dar pérolas aos porcos, como diz o ditado.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Como Escutar a Própria Intuição

Como Desenvolver Auto-Estima

Trabalhar a Evolução Espiritual nos Livra de Sofrimento

 Voltar a Pagina Inicial