Espiritualismo e Gestalt Terapia – Viver o Aqui-Agora – O Lugar e o Tempo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Para a Gestalt, um conceito muito importante é o aqui-agora, e esse conceito veio trazido do Zen Budismo.

Aqui é o lugar, e o agora é o tempo, mas o tempo e o espaço sempre estão juntos, pois sempre estamos em algum lugar e em algum momento.

A vida é um eterno presente, só vivemos no momento de agora, nós lembramos do passado e projetamos o futuro.

Mas quando lembramos do passado, ou quando projetamos o futuro, fazemos isso no presente.

Mas não devemos cair no engano de achar que o passado e o futuro são ilusões, pois não são, alguns esotéricos questionam o tempo, mas o passado é um presente que já passou, e o futuro é um presente que vai acontecer.

O tempo é uma criação de Deus, e exatamente por esse motivo ele não é uma ilusão.

Na Umbanda existe uma Orixá que é responsável pelo tempo e pela fé, que é a mãe Oiá, também tem o nome de Logunã.

Deus criou os Orixás, cada um com algumas qualidades suas, e eles usando a energia infinita do Divino Criador, foram formando tudo o que existe, e quem formou o tempo foi Oiá.

Só com a criação do tempo é que as coisas podem se mexer e terem ações, pois sem ele tudo se paralisa.

Em diversas crenças essa deidade criada por Deus tem nomes, mitologias e humanizações diferentes, mas se trata da mesma consciência magnânima feita pelo nosso Divino Criador, sendo ela  Andrômeda (grega), Horas (grega), Oiá (africana), Nornas (nórdica), Rodjenice, Eós, Moiras, Horas (grega), Normes, Tara (hindu), Nut (egípcia), Shait (egípcia), Arianhod (celta), Mora (eslava), Menat (árabe), Tanith (cartaginense), Nicnevin (escocesa) e Mena.

Sendo a Gestalt uma terapia, onde o passado é importantíssimo para o autoconhecimento e cura, não pode negar que o que vivenciou foi uma ilusão, e essa é mais uma evidencia que o tempo não é uma ilusão, ele se confirma no progresso da consciência, que é a destruição das ilusões, é a chegada da verdade.

O futuro não é uma ilusão, mas como ensina um grande mestre da humanidade, é através do presente que construímos o nosso futuro, onde é importante realizar nossos sonhos, pois sem eles a vida perde a graça e passamos a viver por viver.

Nós precisamos do futuro e do passado, eles contribuem para o nosso viver, trazendo o autoconhecimento e o trabalho para realizarmos nossos sonhos e vontades.

Os sonhos são algo muito importante para vivermos.

Precisamos de projetos futuros para construir o nosso hoje.

Nós trabalhamos com o passado e o futuro, mas de uma forma em que o presente é fundamental, pois como o que já passou interfere na nossa vida agora?

Pois o passado pode trazer muitos sofrimentos e conhecimentos, e como lidamos com o que projetamos para mais para frente no momento de agora.

A conscientização do aqui e agora, é a conscientização do momento presente.

Estarmos atentos ao momento do agora é vivenciá-lo, pois se nos perdemos em pensamentos, em distrações, não vivenciamos o agora.

Quando estamos desatentos ao momento que estamos vivenciando, vivenciamos o que está passando em nossa mente.

O que se passa em nossa mente nos liga a locais energéticos do nosso planeta, então se pensamos coisas tristes, melancólicas, nos ligamos a locais com energia ruim, e nos intoxicamos energeticamente, mas se vivermos o momento presente, saboreando ele, então nossa vibração ficam melhor, e não nos ligamos ao que é ruim, nos faz mal e sofrer.

Nós estamos onde nossa mente está, espiritualmente.

Viver o momento presente é não se distrair enquanto está fazendo algo, como tomar um suco, você o saboreia e se concentra nisso, aproveitando ele, e isso serve para tudo, quando comemos, trabalhamos, nos divertimos, e é muito importante vivenciar o presente quando ele está bom, nos traz felicidade e nos liga a locais bons do nosso planeta, trazendo boas energias.

Estar no momento presente é estar vivenciado os sentimentos e sensações que estão acontecendo agora com a gente mesmo.

Quando ficamos pensando nas atividades do dia a dia, em nossas obrigações, não estamos no aqui-agora, estamos projetando nossa mente para as atividades que iremos exercer, e fazer isso também é importante para fazermos o que temos que fazer, mas mesmo assim não vivenciamos o presente tendo essas atitudes, mas como vivemos em um mundo temporal, que tem tempo, precisamos também não só viver a atenção no momento de agora.

Mas buscar viver o momento também é importante, e temos que lidar com tudo isso.

Na terapia da Gestalt é muito enfocado como você está se sentido agora, não no passado ou no futuro.

E é bom lembrar que o passado e o futuro despertam sentimentos e reações no nosso presente.

E é importante lembrar também que se trabalhamos no presente, uma hora estamos de um jeito, e no outro, de outro jeito.

O Budismo também ensina que tudo muda o tempo todo, então nossa maneira de pensar também muda, o que é perfeitamente normal.

A terapia da Gestalt também tem abertura para trabalharmos o passado e o futuro, pois fazem parte da vida, e de nosso desenvolvimento e libertação, precisamos ver o que já aconteceu em nossa vida, assim como os nossos projetos, desejos e sonhos.

Mas os gestalt terapeutas trabalham para vivermos e viverem no presente.

Nós não conseguimos ficar o tempo todo no presente, por isso os terapeutas só podem atender o tanto de pessoas que conseguirem estar vivenciando o momento, ou uma idéia também é fazer pausas entre alguns atendimentos e outros.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

O que é Preciso para Despertar a Kundalini

O Budismo, o Ego e a Psicologia

Exercício para Vibrar no Positivo, Ser Mais Feliz e Grato

Menu: