Lindando com a Mentira e a Falsidade

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Reverendo Genshô ensina que os principais preceitos budistas são ligados a fala, como não caluniar e ferir com palavras e etc.

O Reverendo ensina que isso é importante para lembrarmos a importância da fala, que é algo importante e também uma ação.

Um dos dez preceitos centrais do Budismo é se comprometer a não falar das falhas dos outros, dos praticantes leigos, dos monges, dos mestres, mas sim ser compreensivo e solidário.

Segundo o Reverendo Genshô, esse é o preceito menos praticado, que é uma tendência a ficar observando e criticando. Isso vem da compreensão que é errado julgar.

Reverendo Genshô diz que passamos a maioria do tempo julgando, e julgar é avaliar, fazemos isso com situações, com experiências, com nosso próprio comportamento e com o dos outros.

Julgar não é uma atividade errada, o problema é observar o outro para falar mal dele por algum motivo egoísta, raivoso ou maldoso, assim não julgamos imparcialmente, mas sim o fazemos por algum interesse.

Existem pessoas que estão com raiva de alguém, então inventam mentiras, ou falam verdades, mas de uma forma que provoquem raiva do outro, para nos afastarmos e prejudicar esse alguém por algum motivo.

Existem mau julgamentos aos outros para nos sentirmos melhores que eles, isso é evidente quando alguém critica do outro, e diz que não comete o ato criticado, mas sim faz o contrário, ou se elogia dizendo uma virtude que tem que o antônimo de atitude alheia.

Outras vezes, e essa geralmente é pelo pior motivo, que é falar mau do outro para manipular, pessoas egoístas são extremamente mentirosas e manipuladores, tem atos assim muito, muito, muito freqüentemente, e é muito comum, visto que a maioria das pessoas são materialistas.

Materialista e egoísta é o mesmo tipo de pessoa, são sinônimos. Pessoas que são assim procuram manipular sempre, e tem muito pouca consciência sobre isso, é visto geralmente como um jogo que eles fazem, e não é algo bom ou positivo espiritualmente.

Muitos egoístas e materialistas se orgulham de sua inteligência em conseguir manipular, mas todos os materialistas são assim.

Com pessoas que mentem para manipular, podemos mentir também, pois elas querem nos controlar, e se eles mentem e nós damos informações nossas, elas vão usar isso para saber o que fazer para agirmos conforme elas querem, e perdemos a liberdade.

Não é justo falarmos a verdade para alguém que mente, e ainda usa o que falamos de verdade para nos manipular.

É como diz um grande iluminado da humanidade, que podemos mentir para quem é mentiroso.

Um dos comportamentos das pessoas egoístas é a falsidade, além do controle também.

Podemos mentir para pessoas falsas.

Pessoas falas são as que não agem conforme pensam.

Esse texto eu comecei falando do Budismo, mas depois minha inspiração me levou para falar sobre como é a mentira, essas informação fazem parte da Psicologia.

E acho fantástico esse ensinamento que um iluminado amigo meu ensinou, que para quem mente e é falso, não merece a verdade de quem é verdadeiro e honesto, então não devemos não mentir, mas sim sermos verdadeiros e honestos.

O que é justo, é justo.

Não é justo dar a arma para um inimigo da qual ele usa para nos prejudicar.

Namaste

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Viver o Aqui e Agora não Significa Perder o Nosso Passado ou Futuro Nos Mantermos Bem, mesmo Diante do Sofrimento e dos Problemas Consciência e Inconsciência

 Voltar a Pagina Inicial