Meditação e Concentração – Pesquisa Cientifica, seus Resultados e um Projeto para a Prática Meditativa nas Empresas

 Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Nós vivemos em um meio que pode nossa atenção a toda hora, seja para ver as redes sociais, foco no trabalho, nos estudos e etc. se temos dificuldade em focar a atenção, isso acaba atrapalhando, além de que uma mente cheia de informações trabalha de forma pior.

Porém a meditação nos deixa mais atentos, nos relaxa, acaba com o stress e ajuda a lidarmos com as dificuldades do dia a dia.

A meditação esvazia a mente de pensamentos, e é como o Budismo ensina, que quando uma xícara está cheia, ela transborda, mas vazia, fica com espaço para receber as coisas.

A meditação funciona como essa xícara, ela esvazia, assim fica com bastante espaço para poder receber novos estímulos mentais e conhecimentos.

Um estudo feito pela médica Elisa Sozasa, do Instituto de Pesquisas Médicas do Hospital Albert Einsten, mostra que quem pratica meditação faz uma economia de neurônios, e também pupa varias partes do cérebro.

Para quem não faz a pratica meditativa, o cérebro fica sendo estimulado por muitas partes por causa dos estímulos externos, mas para quem faz meditação, o cérebro fica preservado, poupado e a atenção fica no que a pessoa está fazendo, poupando a atenção ter que ir para muitos lugares ao mesmo tempo.

O foco em uma coisa só deixa o cérebro relaxado, sem stress e vivendo o momento presente.

O cérebro agitado tenta resolver tudo de uma só vez, então não dá conta, fica estabanado e acaba prejudicando a qualidade do serviço e demorando mais também, quando a mente está focada, ela faz uma coisa de cada vez, mas bem feita e com em menos tempo.

Por isso algumas poucas empresas hoje em dia tem o seguinte investimento: de contratar um profissional para ensinar meditação aos funcionários, para terem mais resultados em menos tempo, o Reverendo Genshô do Zen, que é quem pesquiso para escrever sobre o Budismo, ele tem um projeto assim para empresas, ele é um monge budista que faz esse trabalho, e acaba recomendando para os seus aprendizes, os de outras cidades ou estados que freqüentem algum local de meditação mais próximo, encomendando também eles para outros locais de outras tradições budistas.

É um trabalho muito bacana, pois ajuda a empresa e principalmente os funcionários, pois isso acaba trazendo autoconhecimento para eles, melhorando suas vidas.

A pesquisa de Elisa Sozasa, inclusive, teve a participação de pessoas que praticavam tipos diferentes de meditação, assim como quem não praticava, e o resultado que obteve é que não importa o tipo de meditação que você faz, mas sim o tempo e a freqüência deles.

A ciência está fazendo muitos estudos sobre a meditação, e esse é mais um que comprova sua eficácia. Os estudos são animadores, pois trazem provas da eficácia da pratica meditativa.

A meditação não faz bem somente a mente, mas também ao corpo.

Se você deseja aprender a prática que é tema deste texto, vá e faça, só tem a ganhar, isso em muitos, muitos sentidos, inclusive no autoconhecimento, que junto com outros ganhos só ajuda a vida, não atrapalha.

Nosso site ensina diversos tipos de meditação, você pode ler a praticar para ter um resultado positivo, ou buscar um professor em alguma religião ou instituto.

Nossas meditações estão no seguinte endereço:

As meditações com mandalas, estão no link abaixo.

Um grande abraço e muito sucesso em sua prática.

Namstê

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 

Você também pode se interessar por:

Swasthya Yoga e Religião - Questionamentos

As Pesquisas Cientificas de Allan Kardec

O Perdão é Extremamente Vantajoso

 Voltar a Pagina Inicial