Nos Relacionar com Respeito, Consideração e Não Fazer Exigências ou não Ter Expectativas – O Caminho para a Paz e o Amor - Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Buda ensinava que se nos relacionamos com as pessoas com expectativa, preconceito, exigências e fazendo mal julgamentos, nós criamos sofrimentos para nós.

Se criamos expectativas e exigências com os outros, estamos cobrando deles algo, não respeitamos o direito dele fazer o que deseja, o que vai contra o agir sem esperar nada em troca.

Não fazer exigências e ter expetativas é respeitar o livre arbítrio dos outros, pois ninguém é obrigado a fazer nada que queremos.

Se agimos com preconceito e mal julgamentos, isso nos ver e pensar mal do outro, e normalmente para a maioria das pessoas desse mundo, sempre julgam e falam mal, isso por vários motivos, como para desvalorizar, e se sentir melhor do que ele, seja no aspecto que for, para manipular e separar as pessoas, para jogar frustrações em cima delas, entre outros, ou porque nos acostumamos a conviver com quem tem o costume de denegrir os outros e etc.

Todos esses motivos para ter preconceito e mal julgamentos deixam a mente negativa.

Claro que muitas vezes é importante enxergar as pessoas que convivem conosco, pois se existe quem denigre, fala mal, é injusto, maldoso e controlador, precisamos enxergar isso, pois precisamos nos proteger, e muitas vezes até nos afastar de pessoas assim, pois podem prejudicar a nossa vida.

Muitos problemas psicológicos são causados por pessoas manipuladoras, e para nos libertarmos precisamos enxergar elas e o que fizeram de errado conosco.

Para lidar com essas situações é imprescindível aceitar o que aconteceu e como as pessoas que nos prejudicaram como são, perdoar e nos desapegar delas. Assim adquirimos liberdade interior.

É imprescindível perdoar para nos libertar de emoções ruins e conseguirmos um bom autoconhecimento.

Tudo o que acontece é para nos fazer despertar, ter aprendizados e tudo isso tem a ver com a transformação e o autoconhecimento, então essas pessoas que nos prejudicam, se não tivessem feito nada contra nós, nós não teríamos desenvolvido a nossa consciência.

Tudo o que acontece de ruim tem um lado bom, e enxergando isso pode ser mais fácil perdoar e aplicar o amor.

Para tomarmos a rédeas de nossa vida é importante pensar, como ensina aquela famosa frase muito usada na Psicologia, não importa o que fizeram conosco, o que importa o que fazemos do que fizeram conosco.

Com essa frase tomamos a responsabilidade de nossa vida, do que fazer com o que fizeram conosco, que é buscar ser feliz, e para isso precisamos do autoconhecimento e a transformação.

Buda ensinava a nos relacionarmos com afeto, respeito, consideração, compaixão e amor. Mas isso vai contra a criação do que muitas pessoas tiveram na vida, então existe todo um processo para a pessoa conseguir fazer isso que ocorre também com o autoconhecimento e a transformação.

É sem dúvida um treinamento, e tudo isso nos leva a felicidade, pois felicidade é amor.

Afeto, compaixão, respeito e consideração são características do amor.

Se relacionar com amor é ter paz, segundo o Budismo, e tudo isso ajuda na felicidade, que é estarmos bem.

O respeito é algo muito importante, e não fazermos exigências aos outros, isso para termos paz.

Todos os seres, por piores que são merecem respeito.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Menu:

           

     

Você também pode se interessar por:

Assumirmos Nossa Responsabilidade Perante a Vida

O Desejo de Ser Feliz e o Nirvana

Chamar Alguém Erroneamente de Egoísta