O Budismo e seus Aspectos Psicológicos e Religiosos

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O grande destaque do Budismo são os aspectos psicológicos das pessoas, mostrando suas insatisfações e alguns sofrimentos, assim como a maneira de mudarmos e deixarmos de nos preocupar com aspectos da vida que trazem a dor, nos depreendemos deles, assim como termos uma grande transformação interior e atingirmos o Nirvana, e conseqüentemente temos uma fica repleta de felicidade e plenitude.

O grande destaque do Budismo é para nossas questões psicológicas, e a maior ferramenta para esse processo é a meditação acompanhada da pratica da bondade, moral, abstinência do que é mau e o treino da concentração no que estamos fazendo, sem deixar a mente se voltar para distrações, alienações ou pensamentos, mas viver o aqui e agora, que é a contemplação e a vivencia do absoluto.

Muitos podem pensar que pelo método do Budismo ser a meditação, e a orientação coletiva da moral e bondade aplicadas ao coletivo, divergirem dos métodos usados pelos psicólogos, que é a conscientização através da conversa e de propostas de mudança, pensam que a religião do Buda pode não ser uma Psicologia.

Existe a corrente mais moderna em Psicologia que é a Transpessoal, que usa diversos métodos de tratamento que também são usadas nas religiões, como técnicas de respiração, meditação, contemplação e etc. que utilizam para que haja a expansão da consciência e assim o paciente obter cura.

A Psicologia Transpessoal é a corrente psicologia mais avançada, e usa as técnicas similares ao Budismo e religiões orientais, então o argumento da diferença de técnicas de terapia não mudam o fato da crença de Buda ter uma terapêutica.

O Budismo, o Taoísmo e a Acupuntura são consideradas Psicologias Orientais, onde elas desenvolvem o autoconhecimento e transformação de nossos problemas, de coisas que trazem sofrimento, e trazem um bom ganho de transformação em nosso vida.

Claro que o Budismo não é apenas uma Psicologia, ele também é Filosofia e religião, pois tem aspectos dessas duas áreas humanas.

Muitas pessoas tem uma opinião ruim sobre religião, e acham que o Budismo não deve ser uma, mas ele tem aspectos religiosos como o conhecimento sobre o karma, vidas futuras, existência eterna, rituais, cosmologia, dimensões e muitos outros, que necessitam da fé para acreditarmos, e não existe nada de errado nisso.

Um forma de Budismo que é esotérica e tem um grande sucesso de levar os seres a iluminação, com técnicas de meditação cheias de rituais, conhecimento espirituais e ocultos, mostra que essas técnicas são efetivas, e que existe esse lado espiritual na vida, e que ele é muito bom e saudável.

Existem muitas pesquisas cientificas com resultados positivos da existência do espiritual, que está nas coisas religiosas, mas que a mídia não divulga.

Então sim, o aspecto espiritual e religioso existe, o que não significa tudo em todas as religiões estão certas e não tem falhas, mas como os seres humanos não são perfeitos, e a religião é uma área da humanidade, existem erros e falhas, o que não é um absurdo, nem tudo precisa estar correto, o que precisa é nós nos melhorarmos como seres humanos, nos tornamos mais felizes, plenos e com bondade, pois assim podemos beneficiar mais os outros seres, e as religiões fazem isso.

O Budismo pode sim ter falhas, pode não ser perfeito, assim como qualquer outra religião, mas o importante é sermos felizes e nos melhorarmos, pois a vida melhora quando a gente melhora.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

As Deidades Existem, e Foram Criadas por Deus

A Criação de Deus dos Sete Planos de Existência

Não Espere ser Valorizado Pelos Outros, mas sim Por Si Mesmo

 Voltar a Pagina Inicial