O Conceito que Temos sobre Nós Mesmos – O Self

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O conceito de Self é a forma como vemos nosso eu como um ser único, que não existe outro igual.

Todo mundo é um ser único.

Termos noção de quem somos nós, é termos um auto-reconhecimento.

A nossa noção de Self envolve muitas coisas, é termos um auto-conceito, e isso envolve quem fomos, somos ou seremos.

É um exercício que serve para sabermos a noção que temos de nós mesmos, é nos descrevermos.

A gente vai aprendendo quem realmente somos, nos observando, o que nos leva a uma idéia de autoconhecimento, mas também pelo que os outros falam de nós, ai já não tem o autoconhecimento, pois essa nossa noção vem de fora, e não de dentro.

Assim o nosso Self se desenvolve com nossas interações sociais, então podemos ver quem somos nos reconhecendo, vendo nossas atitudes com os outros, e isso não é uma noção que temos pelas palavras dos outros, mas é uma auto-descoberta, então isso também nos dá auto-conhecimento, pois esse conceito não faz parte da visão dos outros, mas sim da nossa própria.

Quando passamos por situações onde vamos exercer novas formas de nos comportar, ainda não sabemos como nós somos em relação a isso, por exemplo, você se formou e vai começar em um profissão como professor, você não sabe como é você sendo um professor, mas com o passar do tempo, desenvolvendo um comportamento que da forma que conseguimos nessa nova profissão, ai então vamos desenvolvendo uma noção de como somos nessa nova área.

A forma como agimos nas diversas áreas da vida mostram o que sentimos e pensamos, e isso se percebido vai trazendo autoconhecimento.

 

O Falso Self

 

É quando não somos nós mesmos, mas nem percebemos, mas agimos de acordo com o que os outros querem que agimos, o que ocorre quando somos manipulados por pessoas que desejam nos controlar.

O Falso Self é quando não agimos da forma natural, mas sim pré-estabelecida pelos outros, e isso faz muito mal.

O problema do falso Self é que acreditamos que ele seja verdadeiro, mas ele não é.

Não agirmos de forma natural provoca muitos conflitos, e buscar o verdadeiro Self é imprescindível para que a pessoa fique bem com a vida.

Precisamos saber separar o que é nosso do que é do outro.

 

Quando Surge o Self

 

Quando nascemos não temos uma noção de quem somos, então a partir das experiências que vivenciamos, vamos formando nosso auto-conceito.

Muitos consideram as experiências que vivenciamos durando o estágio inicial da vida, do bebe com a mãe, define a formação do seu Self. 

Precisamos desenvolver uma identidade clara e precisa.

Um nenê tem a necessidade da mãe para satisfazer suas necessidades, tanto físicas, como ser alimentado, aquecido no frio e de descanso, como psicológicas, que são ter atenção e carinho, e a forma como a mãe satisfaz essas necessidades, isso também vai influenciar no auto-conceito futuro deste individuo.

A forma como a mãe tratar o nenê, ele vai internalizar esse tratamento, e isso formará sua personalidade, e a personalidade é forma como somos, e se nos vermos, isso moldará nosso Self.    

Heinz Kohut ensina que nossa capacidade de nos relacionarmos é o que está no núcleo da personalidade.  

 

Budismo

 

Para o Budismo e a Psicologia o ego é uma ilusão.

Para o Budismo um eu separado de todo o resto é uma ilusão, que na verdade somos integrados, isso quer dizer que somos parte de tudo, e tudo é parte de nós.

O Budismo enfatiza que somos unificados a tudo, mas não percebemos, porém a iluminação ou experiências de meditação profunda podem mudar essa visão, onde somos o coletivo.

O conceito de si mesmo para o Budismo é a ausência de um eu separado de todo o resto, mas sim que faz parte de tudo.

Quando Buda morreu fez um discurso para sua comunidade de praticantes, disse que não restava mais nada se não praticar, divulgar os ensinamentos, e que ele, o iluminado que deu os ensinamentos para o Budismo, havia achado refugio no seu Self.

Essas palavras foram traduzidas, então não sabemos o conceito de Self de quem traduzio, mas acredito que Buda achou refugio dentro de si mesmo.

Buda se interiorizou a vida inteira.

É como dizem, a verdade está dentro.

Namstê

Fiquem com Luz

Seres de Luz

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 

Você também pode se interessar por:

 Os Sonhos são uma Coisa Maravilhosa, Então Sonhe

A Individualidade e a Humildade

O Budismo e o Desejo

 Voltar a Pagina Inicial