O Misticismo do Zen e a Comparação com Outros Misticismos

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

De acordo com o Budismo, as pessoas são diferentes umas das outras, apesar de ensinar que não existe uma separação entre nós, e que enxergar essa separação é uma ilusão.

O Budismo ensina que todos estamos unidos e fazemos parte de tudo, e tudo faz parte da gente, e essa é a mística budista, e apesar dela, e de dizerem que o Eu separado de tudo é uma ilusão, somos diferentes uns dos outros, temos uma individualidade, apesar de estarmos unidos ao coletivo.

Porém se pensarmos em tudo o que existe, em nosso universo e nos outros, tudo o que existe é muito grande, e fazemos parte dessa unidade com tudo.

O Reverendo Genshô ensina que somos como ondas, e que fazemos parte do mar. Assim podemos entender que temos individualidade, mas fazemos parte do coletivo.

Junto com todos os seres somos uma só, como o mar é uma coisa só, mas somos ondas, e cada onda é diferente uma da outra.

O Reverendo Genshô diz somos parte de uma única realidade fundamental.

Algumas pessoas em experiências místicas se vêem e se sentem como parte de tudo, e tudo como parte delas, muitas vezes isso é conseguido praticando meditação.

Nossa existência é eterna, mas seremos diferentes em outras vidas, pois as ondas nascem e morrem, e elas são diferentes umas das outras, assim como temos aparência e individualidade, que mudam de uma vida para outra segundo o Zen, mas o que somos de verdade é o oceano.

Nós vamos existir para sempre, e nossa vida vai sempre melhorar à medida que nossa consciência avança, e o Zen acredita que a medida que vamos nos auto-conhecendo, vamos percebendo que somos parte de tudo, mas não perdemos a individualidade.

Essa idéia lembra muito outras formas de misticismo, que dizem que Deus nos criou com um pedaço dele, criou nossa essência, nossa alma, e que somos essa parte que Deus tirou de si, mas ele não perdeu essa parte, pois se formou uma idêntica nele de novo.

Assim somos parte do mar, somos essa parte de Deus.

Deus seria o Oceano, que é tudo o que existe, e nós somos parte dele, e que temos várias vidas pela eternidade, onde vamos viver em vários mundos e dimensões, sempre avançando espiritualmente.

O Misticismo Zen não entra na questão de Deus, mas ensina que somos parte de tudo, e esse tudo para outros misticismos é o Criador de tudo, somos um pedacinho do que nos deu a vida.

Segundo a minha religião, que é a Umbanda, e com outras que tem o pensamento igual, nós nunca perderemos a individualidade, vamos sempre progredir cada vez nos melhorando e nos tornamos mais felizes e plenos, cada vez mais parecidos com Deus, mas nunca sendo igual a Ele, pois Ele é eterno, sua evolução e sua criação também são. E na verdade isso é uma excelente noticia.

De acordo com o Zen Budismo, a cada nova vida assumimos uma nova identidade, com uma história diferente, e por isso somos seres que mudam de uma vida para outra.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

O Começo do Preconceito Cristão com as Outras Religiões

O que os Mentores Fazem e como Atuam com a Gente

O Nirvana, o Amor e a Plenitude

 Voltar a Pagina Inicial