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O Treinamento Moral da Bondade
no Budismo Por: Ryath (Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)
O Budismo oferece um treinamento moral, onde nos
abstemos de atitudes que trazem sofrimentos aos outros, e isso é o mau. O Budismo também oferece um treinamento, que
também é moral onde praticamos as atitudes que ajudam os outros, e isso é o
bem. O mal é o oposto do bem. O mal pode ser impulsionada pelos três venenos da
mente, que são: cobiça, raiva e ignorância. O bem é impulsionando pela vontade de ver os
outros bem, ou com algum beneficio, sem maléficos ou sofrimentos. A medida que vamos progredindo nossa consciência,
que vamos nos auto-conhecendo, vamos nos tornando mais bondosos e com menos
propensão ao mau. A bondade para o Budismo tem tudo a ver com o
Dharma, que significa sabedoria, e também os ensinamentos do Budismo. O Budismo Mahayana tem o objetivo que busquemos
nossa iluminação para ajudar todos os seres, inicialmente buscamos o Nirvana
por nós mesmos, o que não existe nenhum problema nisso, e também é algo
elevado. Buscando a iluminação por nós mesmos ou pelos
outros vai nos trazer o mesmo resultado, que é nos tornamos extremamente
bondosos, caridosos, felizes e plenos, e isso conseqüentemente trará o bem
para as pessoas. Quem não deseja o Nirvana, não o consegue, e
somente pessoas boas, não todas, mas são as que buscam a iluminação, quem é
mau não liga para isso. A pratica da bondade nos tona mais bons ainda,
isso porque ela traz autoconhecimento. Tipos de Bondade: 1-Celestial – nos leva ao
paraíso depois da morte. 2- Inferior do Hinayana – são
as praticas budistas que consideram mais importante a sua iluminação do que
a dos outros. 3- Bodhisattva Inferior – é a
bondade de quem sente compaixão pelos outros e é aplicada ao bem, mas não se
consegue atingir a própria iluminação. 4-Inferior do Bodhisattva Avançado
– é os de quem tiveram sucesso em superar diversos de seus defeitos,
adquirindo qualidades, virtudes, interiores.
5-Inferior de Bodhisattvas não Budistas
– São pessoas que reconhecem a importância de ajudar os outros, mas não
compreendem os ensinamentos do Buda. 6-Bodhisattva Desperto – É a
bondade dos que compreendem os ensinamentos do Buda, pois são iluminados e
vivenciaram na pele o Despertar, onde se ensina muito sobre as ilusões,
desejos que vão contra a realidade existente, mas quem chegou nesse nível já
está desprendido da conveniência em ter certas ilusões. Por não estar mais apegado, é mais fácil
reconhecer a realidade que está em mudança o tempo todo. A palavra inferior nesses caminhos de bondade
pode causar a impressão de orgulho e superioridade, para quem não seguem
eles, mas devemos reconhecer essa nossa propensão ao ego e respeitar todos
que são bondosos, pois são pessoas bem intencionadas e que estão no caminho
do bem. Não devemos nos sentir superiores por não
fazermos parte de um Budismo que não seja Hinayana, ou de quem não seja
budista, ou de quem tem bondades inferiores mostradas, ou melhor,
qualificadas, pois o caminho é a humildade e a simplicidade. Os iluminados se desprenderam dos seus orgulhos,
e não devemos alimentar o ego nesse sentido nunca, para nos mantermos em
maior equilíbrio, e assim nos auto-conhecemos mais facilmente.
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