O Treinamento de Viver o Momento Presente e da Meditação

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O monge Genshô ensina que quando nos sentamos para meditar, devemos abandonar, naquele momento, os pensamentos sobre o passado, e os pensamentos sobre o futuro, e sim se ater ao momento presente.

Genshô ensina que o passado é uma ilusão, e o futuro também.

Viver o presente é apreciar o momento que você tem na vida, é algo prazeroso, bom.

Estarmos em pensamentos constante de que o futuro vai ser melhor, e não vivenciar o agora é um problema.

Precisamos aprender a saborear o momento presente, pois vivenciamos o eterno presente, é o que temos. O futuro ainda não chegou, e o passado, já passou.

Ficarmos eternamente pensando no que vamos vivenciar, isso impede de usufruirmos do agora.

Não que devemos deixar de ter sonhos, Dalai Lama ensina que devemos viver com a esperança de um dia realizarmos nossos sonhos, pois é isso que nos move, mas é também importante nos centrarmos e aproveitarmos o agora.

O sonho de ser feliz, de atingir uma maior evolução espiritual, essas duas coisas são conseguidas quando vivenciamos o aqui agora.

Porém o segredo do Nirvana no Budismo não é viver o aqui e agora, mas isso é um treino para durante a meditação conseguirmos um estado de consciência muito avançado, que vai nos levar ao que o Zen chama de Samadhi, é um estado muito profundo de meditação, em que vivenciamos o momento de agora com tanta profundidade que escutamos até mesmo sons do nosso corpo, como as batidas do coração.

O Samadhi tem níveis, e vamos nos aprofundando nele, indo para estado mais avançados ainda, e para isso é necessário a ajuda de um professor capacitado, pois ele precisa avaliar corretamente essas vivencias, se estamos fazendo o correto mesmo.

Esse é o treino do Budismo para nos iluminarmos, o segredo para ele está na meditação, mas junto com ela praticar todos os preceitos do Nobre Caminho Óctuplo, que é ensinado pelo Buda.

Buda foi fantástico ao criar uma técnica para nos iluminarmos, mas não é a única religião que faz isso, todas tem um caminho para o Nirvana, cada uma com sua linguagem, mas é muito profundo e incrível o que Sidarta Gautama criou, descobriu.

Sidarta Gautama é o criador do Budismo, o Buda histórico.

Existem outros Budas, pessoas que atingiram o Nirvana, mas geralmente quando usamos a palavra Buda nos referimos ao criador do Budismo.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Viver o Aqui e Agora não Significa Perder o Nosso Passado ou Futuro Nos Mantermos Bem, mesmo Diante do Sofrimento e dos Problemas Consciência e Inconsciência

 Voltar a Pagina Inicial