O que é a Personalidade – Psicologia e Espiritualismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Personalidade é o que somos por dentro, são nossas características internas, nossa consciência e individualidade.

Os traços de personalidade são nossas características que apresentam uma forma de ser, que mudam de pessoa para pessoa, e também que se transformam com as vivencias, a vida e o autoconhecimento.

No caso do autoconhecimento, mudamos sempre para melhor, pois não é necessário mudar o que é bom, mas o que é ruim sim.

Porém o que é bom pode aumentar com o autoconhecimento.

Cada pessoa tem sua forma de agir perante o mundo, e temos comportamentos constantes, pelo menos por longos períodos até mudarmos.

Porém quando mudamos não deixamos de ser nós mesmos, muito pelo contrário, como ensina a Psicologia de Jung, quanto mais avançamos a consciência, mas nos tornamos a nós mesmos, com características únicas. 

Certos traços de personalidade, que é a forma como somos, eles podem ser individuais ou até mesmo iguais as pessoas com quem convivemos, como nossa família, amigos ou par romântico.

Nós imitamos sem perceber quem convivemos.

Existem características que são iguais a toda espécie humana, e um dos motivos disso é que imitamos, sem perceber ou percebendo os outros.

Cada ser é diferente porque suas características se manifestam de forma particular, e até mesmo o que imitamos nos outros, e isso mostra que cada ser é único.

Deus não cria duas pessoas iguais.

Nossas características são nossos: temperamentos, inteligência e psique, que não são iguais de pessoa para pessoa.

Tudo o que somos podemos dizer que é construído por nossas vivencias, tanto em vidas passadas como as dessa, nossa genética, influencias e educação de outras pessoas, influencias divinas como nossos signos do horoscopo ocidental e oriental, e os Orixás que regem nossa Personalidade. Tudo isso nos dá traços, como gostos, forma de ser, pensar e sentir.

É importante lembrar que cada ambiente que vivemos traz aprendizagens da forma como agir e pensar, e que isso é influenciado por outras pessoas.

Existe dentro da Psicologia diversas linhas que explicam a personalidade, como as de Jung, Freud, Adler, Skinner e tantos outros formadores de escolas psicológicas, onde eles explicam o que o ser humano é e porque é assim, e isso conta com conhecimentos como o consciente, inconsciente, ego, sombra persona, defesas psicológicas e um monte de conceitos que explicam o que é, e porque é assim o ser humano, dando formas de tratamentos para quem sofre emocionalmente e mentalmente.

Assim como existem diversas escolas psicológicas que definem como o ser humano é, existem religiões e escolas espirituais que fazem o mesmo, como o Espiritismo, a Astrologia, a Umbanda e o Budismo.

O Budismo, Espiritismo e a Umbanda ensinam dos porquês como somos devido a vidas passadas.

A Umbanda também fala da influência que os Orixás regem sobre a gente, e a Astrologia faz algo parecido, mas com a conotação dos astros.

O Budismo também explica como o ser humano é, tem conceitos para isso em algumas partes da vida, aborda o sofrimento e as insatisfações que temos na vida, e oferece recursos para mudar essas coisas com a transformação interior.

O Budismo também aborda muito as ilusões que as pessoas têm, que é composto da sua personalidade também.

Todas as religiões trazem a transformação dos seres humanos, mas o Budismo foca muito nisso, e fala muito no Nirvana.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Menu:

           

     

Você também pode se interessar por:

Assumirmos Nossa Responsabilidade Perante a Vida

O Desejo de Ser Feliz e o Nirvana

Chamar Alguém Erroneamente de Egoísta