O que é o Samadhi e como Alcançá-lo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Samadhi é uma palavra que significa concentrar-se, e no Budismo é um estágio de meditação tão concentrado, que nada pode perturbar o praticante.

Esse estágio de concentração é atingido tanto pelos praticantes de Yoga, quanto pelos do Budismo, na meditação.

No Samadhi, nenhuma sensação física consegue perturbar, tirar a concentração de quem está neste nível. 

O Dharmakaya, que é o corpo de Buda, é caracterizado pelo Samadhi, e o Tathagata, que é a sabedoria, é caracterizado pelo Samadhi.

Quem permanece nesse estado de Samadhi, ganha poderes, também é muito difícil de perderem o foco e tem muita energia.

Para quem deseja a iluminação, a força e a sabedoria ganhadas nesse estágio de extrema concentração na meditação é muito importante para esse objetivo.

Apesar de todas as escolas do Budismo podem atingir o nível do Samadhi, foram se formando nelas diferentes práticas de meditação, que só vieram a complementar as técnicas usadas pelos Budistas originais.

Fizeram um estudo envolvendo diferentes tipos de práticas de meditação, e perceberam que todas funcionavam, sem haver diferenças quanto aos resultados.

As técnicas de meditação budistas, que penetraram em outros países, elas foram se mesclando as praticas locais.

 

Como Alcançar o Samadhi

 

Para o Zen Budismo a melhor técnica é treinar a meditação sentada, o Zazen, mas também pode ser deitada. Existem relatos de pessoas que atingiram este estado de grande concentração imperturbável, que eram doentes e só podiam ficar na horizontal, eles também atingiram o Nirvana. 

Praticar a meditação em movimento, também é um treino do Zen para atingir este estágio de concentração inabalável.

Quanto mais tempo permanecer em meditação, mais tempo se aprende a atingir o Samadhi, pois ele é um estágio profundo meditativo.

Com a prática em atingir o Samadhi, a concentração do praticante vai ficar tão desenvolvida que ele consegue meditar em estados profundos, mesmo com barulhos altos.

No inicio, quando estamos iniciando a entrarmos nesse estado, ele se vai com facilidade, mas vamos aprendendo com o decorrer da prática a permanecer nele, é uma questão de treino.

No principio da prática temos que aprender a atingir esse estágio de imperturbável meditação em silencio, mas depois vamos conseguindo atingir mesmo com barulho. 

Ajuda quando você for meditar em casa, ter um altar com imagens e ascender um insenso, também pode fazer uma oração antes ou depois da prática.

Ao ascender o insenso é importante acalmar a mente e fazer uma reverencia ao altar.

Para o Zen Budismo, aconselha-se que a iluminação do local de pratica seja leve, mas não muito para não provocar sono.

Existem outras orientação como não fazer em local aberto, onde recebemos vento, chuvas, humidade ou o sol, talvez porque podemos nos queimar ou resfriar pelo estado de consciência ser imperturbável.

Também é aconselhável usar roupas confortáveis e largas, e o estomago não deve estar cheio, e se tiver feito uma refeição, espere uma hora para começar a prática, também se estiver cansado você pode acabar dormindo.

A meditação trabalha o relaxamento da mente, do corpo e da respiração, procure fazer isso.

Namastê

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 

Você também pode se interessar por:

Swasthya Yoga e Religião - Questionamentos

As Pesquisas Cientificas de Allan Kardec

O Perdão é Extremamente Vantajoso

 Voltar a Pagina Inicial