O que s�o o Vajra e o Ghanta

Por: Ryath

(Texto inspirado e intu�do pelos Mestres da Luz)

Os s�mbolos do Budismo Esot�rico, o Vajra (ou Dorje) e o Gantha, s�o usado em medi��es chamadas Sadhanas, e devem ser usado sempre juntas.

O nome de Viajrayana, que � um dos nomes do Budismo Esot�rico, vem Vajra.

O Gantha � um sino, e o cabo dele tem a forma da forma da metade de um Dorje, ambos os dois s�mbolos tem a representa��o do infinito.

Segurar o Vajra com a m�o direita � nos liga aos nossos Budas, e o sino com a m�o esquerda, � embalar a mandala do Yidam que estiver usando na Sadhana.

Os Yidams s�o divindades que aparecem nas mandalas da pr�tica da Sadhana.

O Ghanta tamb�m simboliza a Vacuidade, que � o nosso Eu fazer parte de tudo o que existe, � uma unifica��o com tudo, que as experi�ncias espirituais podem nos mostrar.

Na pratica do Budismo se transcende a vis�o de um Eu separado de tudo o que existe, e se percebe a realidade, que fazemos parte de tudo, e tudo faz parte da gente.

J� o Dorje representa os meios e a compaix�o.

Ter a compreens�o de unifica��o � uma sabedoria para o Budismo.

O Vajra e o Ghanta representam:

 

1-A compassividade

2-Sabedoria do Vazio

3-Medita��o pessoal do Yidam com sua mandala

4-O Vazio Indivis�vel e a forma

5-As seis perfei��es do Budismo, que s�o:

a-Sabedoria

b-Generosidade

c-Moralidade 

d-Paci�ncia

e-Perseveran�a

f-Concentra��o

6-Caminho para a ilumina��o

7-O Sutra do Cora��o

8-Sabedoria e os meios

9-Mantras e musicas sacras

10-As formas de ilumina��o do Dorje

11-O corpo da verdade do Dharmakaya representado pelo sino e o corpo de gozo do Sambhogakaya e o corpo da transforma��o do Nirmanakaya representado pelo Vajra

 

Em uma medita��o da Sadhana com o Vajra e o sino est�o em uma avalanche de ensinamentos do Budismo.

Nas m�os o Vajra � a compaix�o e o m�todo, representando as cinco for�as masculinas, e o sino � a Mandala, que � toda a sabedoria feminina da perfei��o.  

N�s embalamos em nossas m�os a divindade, e toda a mandala da deidade, incorporada nos s�mbolos ou no pr�prio universo inteiro.

Tocamos nos cinco Dhyani Budas e seus consortes de sabedoria, tamb�m aos oito grande Bodhissatvas e seus consortes, os oito s�mbolos auspiciosos, o trono de l�tus, o disco da lua e uma variedade de s�mbolos implementados vitais, tamb�m gerando o som do vazio que alcan�a nosso Buda interior.

Esses s�mbolos budistas nos religam a sabedoria do vazio, da ilumina��o, para conseguirmos alcan�ar esse est�gio da consci�ncia, o est�gio de um Buda.

Buda significa iluminado, e todos que atingiram a ilumina��o podem ser chamados por esse nome.

Sidarta Gautama, o fundador do Budismo, o Buda, n�o foi o �nico que conseguiu atingir o Nirvana.

Sidarta Gautama n�o � o �nico a poder ser chamado de Buda.

O Vajra e o Ghanta s�o insepar�veis por que juntos representam o Vazio e as formas indivis�veis, um � a sabedoria, e o outro a compaix�o, essas duas qualidades interiores s�o que de acordo com o Budismo Mahayana, s�o o caminho para a ilumina��o.

Sendo assim esses dois s�mbolos que s�o o assunto deste texto nunca devem ser usados sozinhos, pois eles s�o complementares.

Eles s�o usados em m�os diferentes, mas sempre tem que estar juntos.

O Dorje (� a forma) e o sino (� o vazio) juntos representam a sabedoria do Sutra do Cora��o.

Os Sutras s�o os documentos que contam a hist�ria e os ensinamentos budistas, como a B�blia � para os cat�licos e evang�licos.

Abaixo estamos disponibilizando mandalas com do Vajra de quatro lados, elas s�o feitas para nos auto-conhecermos, nos aproximarmos da ilumina��o, se desejar fazer as pr�ticas com elas, n�o esque�am de ver a forma certa de utiliz�-las.

Segue abaixo as mandalas e abaixo delas a explica��o.

 

 

 

 

 

 

A pr�tica com esta mandala consiste em olhar para ela, mentaliz�-la (visualiz�-la) e enquanto fizer isso inspirar por 7 segundos, e depois espirar tamb�m por 7 segundos, fazendo esta respira��o ciclicamente.

Pode fazer este exerc�cio pelo tempo que quiser; indeterminado.

Outros textos sobre o assunto: O que � o Vajra e O Vajra, o Ghanta e a Ilumina��o

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