Os Oito Dharmas Mundanos

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Esses oito ensinamentos budistas que são para evitarmos problemas na vida.

Eles são como um teste para quando você vai realizar uma ação.

Então quando você for fazer algo, o primeiro conselho é você pensar se quer ganhar alguma coisa com isso, e o segundo é se você analisar se não deseja perder alguma coisa.

Se estivermos querendo ganhar algo, isso nos gera expectativa, mas se não quisermos perder, ai então isso nos gera medo.

A terceira indagação é você analisar se quer ser reconhecido, e a quarta é você investigar se não deseja ser ignorado.

A quinta indagação é você analisar se deseja elogiado, e a sexta é se não deseja ser criticado.  

A sétima indagação é você ver se deseja o prazer, e a oitava é se não deseja a dor.

Investigando essas questões podemos aprender algo sobre nós mesmos, pois podemos descobrir o que realmente queremos, e o que desejamos nos mostra quem somos, pois vem de certas características nossas.

Uma coisa interessante também é se fizermos coisas com boas intenções, se alguém criticar, julgar e falar mal, isso não vai nos atingir, pois sabemos que agimos com boas intenções, esperando o melhor.

O que enxergamos em nós mesmos é mais importante do que o outro fala, pois quando nos reconhecemos, não precisamos do reconhecimento dos outros, então ele pode pensar o que quer, pois o que o outro pensa, não significa que somos do jeito que ele nos julga.

É sempre saudável não nos importarmos com a opinião alheia, o que importa é o que somos, e não como o outro nos vê.

Também por traz de nossas ações podem existir motivações de queremos algo em troca, e precisamos olhar e investigar isso, pois não é uma forma boa de agir, temos que realizar as ações de graça, sem querer nada em troca, e isso é muito mais saudável, pois a cobrança atrapalha as amizades, os relacionamentos, a não ser que você esteja lidando com interesseiros, pois essas pessoas não tem sentimentos verdadeiros por você mesmo.

Quando você deseja fazer algo, mas receber algo em troca, você está preocupado com você, e não necessariamente com o outro.

Uma amizade verdadeira não deve ter cobranças pelo que fazemos, porém em certos casos, quando nos doamos muito e o outro não faz nada por você, isso pode significar que ele não tem sentimentos de amor por ti, e pode se tratar de uma pessoa egoísta que só pensa em si mesmo, não se doa e podemos repensar se queremos pessoas assim em nossa vida.

Se verificarmos nossa motivação em uma atitude através dessas oito verificações, ai então podemos nos autoconhecer e verificar se nossas atitudes são puras de tudo.

Quando conhecemos nossas falhas, a medida que as vamos enxergando, elas vão sumindo e então nos tornamos mais puros, e através dessas verificações, elas podem iniciar analises que fazemos sobre nós mesmos, e ai então nos tornarmos pessoas mais puras, e é esse objetivo, pois quando aumentamos nossa consciência, aumentamos nossa capacidade de ser felizes, de ter menos obstáculos na vida, e de conseguirmos um karma melhor através de comportamentos melhores, com melhores intenções.

Todo mundo tem falhas, mas olhar para elas, nos faz corrigi-las, o que é muito bom, traz autoconhecimento. 

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

O que Precisamos Fazer para Enxergar os Sinais do Plano Espiritual e de Deus

Porque Existe o Mal? – Deus e a Evolução Espiritual

No Espiritual podemos Conhecer Outros Planetas, e isso nos Ajuda Muito

Menu: