Os Venenos Mentais e a Tomada de Consciência Deles

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Existem 84 mil venenos mentais, mas o Budismo destaca 5 como sendo os principais, que são: raiva, apego, ignorância, inveja e orgulho.

A iluminação não aniquila completamente os venenos mentais, pois um ser iluminado não se torna perfeito, e Buda afirmava isso também, ele dizia que ele também tinha o que aprender sobre si mesmo.

O Budismo ensina a evitarmos os venenos mentais, mas para sermos honestos com nós mesmos, nós temos que enxergar esses venenos em nossos comportamentos, pensamentos e sentimentos, pois quando tomamos consciência de nossas imperfeições, elas vão se acabando, quanto mais consciência temos de fatores negativos de nossa mente, ai então eles vão desaparecendo, e dando lugar a qualidades espirituais muito boas.

É necessário fazer um exame sobre si mesmo, refletir a forma como agimos, pensamos e sentimos, não é para se enganar afirmando que não temos os venenos dentro de nós, pois geralmente não temos consciência deles, e o autoconhecimento é que vai nos mostrar isso.

Se até mesmo um Buda tem os venenos mentais, então isso é um incentivo para nós não nos sentirmos mal de que também os termos.

O caminho de autoconhecimento é o da consciência, não o da fuga dela.

Não fujam dos seus defeitos, todos os humanos os tem.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Como Escutar a Própria Intuição

Como Desenvolver Auto-Estima

Trabalhar a Evolução Espiritual nos Livra de Sofrimento

 Voltar a Pagina Inicial