Oyá ou Lugunãn, a Mãe do Tempo, onde Tudo Acontece

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Conta-se na Umbanda que quando Deus fez a criação, tudo estava estático, não se movia, como se a vida não existi-se.

Tudo mantinha-se inalterado, apesar de todos os infinitos detalhes da criação, com todo o macro-cosmos e o micro-cosmos, nada evoluía, não existia os conceitos nem de passado, presente ou futuro, tudo era estático, e nada mudava.

Foi então que Deus criou Oyá, Orixá do tempo, então os Orixás Ogum, que é a própria ação pode se manifestar, assim como Omulu e Nanã, que são a evolução em todos os sentidos.

Mãe Oyá ou Logunãn é Orixá da Fé e do Tempo, e foi ela que deu o tempo para todas as coisas.

O passado é alimentado através de nós pelo presente, e projetados no futuro, onde queremos realizar nossos sonhos e vontades, que é o que move o ser humano.

É um fator de Oyá encontrarmos o equilíbrio da nossa fé, afastar energias negativas que atrapalham nossa crença, que por sua vez, não nos permite evoluir.

Mãe Oya junto com Oxalá são a primeira linha da Umbanda, que é a da Fé.

Oxalá rege a fé, irradiando essa energia para toda criação, para as pessoas absorverem conforme suas vontades, já mãe Oyá, controla essa energia para não ficar excessiva, deixando as pessoas fanáticas, e nem terem falta de religiosidade.

Oxalá é o Orixá masculino da fé, e Oyá é o feminino, que atua na proporção da fé, no acontecimento do tempo, na religiosidade, e em algo que não falamos ainda, que as pessoas que fazem mau uso da crença, são punidos por Loguãn, que atua junto a Ogum.

Logunãn atua isolando os espíritos que atacam a fé e religiosidade dos seres, no infinito cosmos, dando o direito das pessoas a crença de ter os objetivos da vida, como ajudar os outro e evoluir espiritualmente, assim como buscar amparo e socorro na religião.

Quando pedimos equilíbrio na fé, pedimos a Orixá Logunãn e Pai Oxalá auxilio, assim podemos contar a energia com harmonia perfeita que necessitamos, podendo também progredir nossa alma, pois religião e o Espiritualismo entendem os mistérios da vida, que são necessários para entender o mistério da vida.

Todos os Orixás são indispensáveis e importantíssimos, mas sem Oyá, nós não existiríamos, não seria possível, ela emana a energia para toda a criação da passagem de períodos, que ocorrem durante o tempo, dos quais podemos evoluir, pois sem ela nada se move, tudo fica parado.

O tempo não é uma ilusão, mas a criação de Logunãn com Deus, pois sem ela nada existiria, tudo ficaria imóvel. 

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 

Você também pode se interessar por:

Swasthya Yoga e Religião - Questionamentos

As Pesquisas Cientificas de Allan Kardec

O Perdão é Extremamente Vantajoso

 Voltar a Pagina Inicial