Psicologia da Alma – O Ego e a Evolução Espiritual

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O ego envia para o inconsciente conteúdos mentais que estão em muita quantidade na nossa mente, ou que são difíceis de lidar.

A consciência é o nosso mundo interno conhecido por nós, mas existe outro mundo que não conhecemos, que é a grande maior parte da psique, que é o inconsciente.

Ganhamos consciência quando aumentamos os conteúdos que conhecemos sobre nós mesmos, que é o autoconhecimento, e isso ocorre quando conteúdos mentais que estavam no inconsciente vão para a consciência.

Na nossa consciência estão a percepção dos nossos pensamentos e sentimentos, que é o que se passa dentro de nós.

O que é interessante é que nosso mundo interno, para nós, não tem forma, diferente do mundo externo que tem forma e percebemos pelos nossos órgãos psíquicos.

A forma como interagimos com o mundo faz uma ponte entre o que é interior e o que é exterior, assim quando agimos podemos ver como somos, e a clausura religiosa nos prova exatamente disso.

Nem sempre a religião tem os melhores caminhos de evolução espiritual, mas eles sempre devem estar junto do que é bom e saudável.

Na verdade métodos tortuosos de evolução, só nos engrandecem internamente se acreditarmos que os farão, pela força de nossa fé, ai então não é a pratica em si que traz progresso, mas sim é a nossa fé.

É mil vezes melhor se acreditarmos que vamos evoluir espiritualmente sem sofrimento e auto-tortura, pois elas em si não trazem isso.

Você acha que Deus é sádico para fazer o caminho de evolução espiritual existir causar grande sofrimento?

Se não cuidarmos bem de nosso corpo, que é o que nos ajuda a evoluir espiritualmente, então nesse sentido é algo sagrado, então vamos criar karmas negativos.

Buda praticou o ascetismo e disse que ele não traz o Nirvana, e só quando abandonou esse caminho é que conseguiu atingir a iluminação.

A evolução espiritual é para ser conseguida com alegria e estando bem, pois o resultado dela é a felicidade.

Evoluímos sempre melhor com o que é saudável, e existem muitos mitos religiosos que causam problemas psicológicos por não serem saudáveis.

Podemos atingir a iluminação com a Lei de Atração, que é a fé, o pensamento e sentimentos positivos que vamos conseguir, aliandos a determinação, nós aqui no site ensinamos temos praticas e orientações para isso, dadas pelos Mestres Ascensos, se desejar conhecer, está convidado.

Os mestres que me inspiram e intuem a escrever, eles sempre aconselham a evoluirmos estando saudáveis, com felicidade e para tingir o Nirvana, usando sempre a Lei de Atração, pois eles desejam o bem de todos, não querem que as pessoas sofram, isso os Mestre Ascensos nunca desejam.

Eles passam praticas que se não acreditamos na Lei de Atração, passamos a acreditar, e com isso podemos atingir a nossa iluminação. O próprio exercício espiritual traz a fé na Lei de Atração e que o ser é um iluminado.

Para nosso sistema psíquico existe um ego que organiza a psique, e ele não tem somente um lado negativo, como um positivo também.

A consciência é um estado de conhecimento e entendimento, e ela aumenta progressivamente a medida que nos auto-conhecemos, pois o progresso é um tirar coisas da inconsciência e trazer para a consciência.

Estar consciente é estar atento e ciente do que está acontecendo no mundo.

A consciência tem um elemento que o rege, que é o ego.

O ego é um organizador do nosso mundo interno, e também dá continuidade a nossa personalidade, mesmo perante as mudanças que ocorrem no mundo. 

A consciência de que temos um organizador na nossa psique é o que permite que investiguemos a nós mesmos, o que é muito usado nas terapia psicológicas.

É o ego que faz que nosso Self, que é nosso eu verdadeiro se manifestar.

O ego é um órgão psíquico do qual todos os conteúdos conscientes vão se manifestar.

Para Jung o ego é o sujeito de todos os nossos atos conscientes.

Mas o ego também é quem decide que conteúdos mentais vamos reprimir para o inconsciente, por isso ele é visto um vilão da espiritualidade, mas se ele não colocasse retirasse os conteúdos da nossa consciência, como evoluiríamos no processo de retira-los de lá? Essa é a forma como Deus nos fez para nos auto-conhecermos.

É importante entendermos que o ego é algo inato, como um coração que bate sem termos controle, ou como o pulmão que respira automaticamente, diferente de um braço que mexe quando desejamos.

Então para lidarmos com o ego e extrairmos o autoconhecimento, existem técnicas, tanto na Psicologia, como em praticas espirituais.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Nos Observarmos se Estamos Influenciados pelo Nosso Ego

A Energia Nunca Acaba, e Nossa Consciência é Energia – Somos Eternos

Como Aproveitar ao Máximo a Yoga nas Academias de Ginástica para o Autoconhecimento

Menu: