Se Tivermos que Sofrer ou os Outros, que Seja o Menor Sofrimento Possível – Ética Budista

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Em muitas situações não é possível evitar o sofrimento, mas se existem opções a se tomar, sempre é sempre preferível escolher á que causará menos dor, ou a que der menos malefícios, e nos prejudicar ou aos outros o menos que puder.

Vamos supor que você está em uma ponte, de um lado vem um caminhão, e do outro um ônibus, do qual não dá para escapar, e se você pular da ponte cai em um rio cheio de jacarés, então a melhor opção é ser atropelado, pois bela a morte é mais rápida, sem sofrimento, então seria a melhor opção.

Muitas vezes a vida apresenta situações parecidas, e para o Budismo é um principio ético, uma orientação moral, sempre escolhermos o menor malefício possível.

O Budismo comumente aborda o assunto do sofrimento ou da insatisfação, então desenvolve orientações para lidarmos com ele da melhor forma possível.

Outra orientação moral sobre a falta de opção sobre uma situação que vai envolver o sofrimento de muita gente, é além de escolhermos o que cause menos dor, é se tiver o menor numero de pessoas envolvidas, escolher por isso.

Em situações desse tipo, temos que escolher pelo menor sofrimento possível, contando também o menor numero de pessoas que tenham que sentir dor, assim agimos com bondade e um bom raciocínio.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Nos Observarmos se Estamos Influenciados pelo Nosso Ego

A Energia Nunca Acaba, e Nossa Consciência é Energia – Somos Eternos

Como Aproveitar ao Máximo a Yoga nas Academias de Ginástica para o Autoconhecimento

Menu: