Treinar Meditação Todos os Dias e a Meditação nos Afazeres da Vida

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Reverendo Genshô ensina que referente à meditação, temos que fazer alguma pratica espiritual todos os dias.

Ele enfatiza que é melhor praticar 10 minutos por dia, do que 40 minutos por semana no templo.

É muito importante praticarmos porque vamos treinando a chegar em níveis cada vez mais profundos de meditação, até chegar ao samadhi, que é a experiência da iluminação.

O samadhi tem níveis, e para irmos nos aprofundando neles, para atingirmos o Nirvana é necessário treinar bastante, e no Budismo precisamos da ajuda de um mestre, isso para ele avaliar se estamos meditando corretamente. Essa é uma recomendação do Budismo, não sei as outras escolas lidam com o assunto da prática.

No preparo para atingir a iluminação no Budismo Esotérico, onde as pessoas são preparadas para conseguir esse objetivo, ele é muito eficaz.

É muito importante treinarmos a meditação, e treiná-la fazendo os afazeres do dia.

Meditação é uma mente vazia de pensamentos, onde quando eles aparecem, deixamos eles passarem, deixando a mente limpa e concentrada apenas em uma coisa, que se estivermos trabalhando, é esse trabalho, se estivermos tendo lazer, é estar centrado nisso.

É muito importante treinarmos a meditação, para fazê-la em qualquer lugar, e se um dia nos faltar tempo para meditar sentado ou deitado, então se desenvolvermos conseguir meditar fazendo os afazeres diários, teremos uma vida mais satisfatória, e treinada para atingir os níveis mais profundos de meditação, que é o que vai trazer o Nirvana.

Qualquer atividade pode tornar-se um treino, seja lavar pratos, varrer o chão, botar as roupas para secar, ler, assistir TV, escutar musica, desde que estejamos centrados no que estamos fazendo, sem nos perder em pensamento, mas focados no afazer, ai então estamos treinando.

Mas é importante também, se não soubermos meditar tendo ações, meditar sentado ou deitado algum tempo por dia, isso vai nos ajudar tanto no dia a dia, quando a nos aproximarmos do Samadhi.

Exercícios repetitivos são muito bons para não pensarmos, como os serviços de casa, vivenciarmos o aqui e agora, mas fazer com calma e atenção, sem nos agarrarmos a qualquer pensamento, só vivenciando o agora, sem nos importarmos com o que estamos fazendo, mas simplesmente fazendo.

Uma ótima dica do reverendo dá é não ver o afazer como uma tarefa que temos que terminar, pois isso é pensar no futuro, traz ansiedade e prejudica o estado meditativo, e é um pensamento também, algo que não devemos nos agarrar, mas sim deixar passar.

Não é para fazer algo aborrecido, algo que não desejamos fazer, mas sim realizá-la sem nos importar, é uma prática que é importante saboreá-la, vivenciar o momento de agora é algo prazeroso, bom.

Não é para vermos como uma tarefa enfadonha, mas para ser um momento de meditação, de desfrute, não de aborrecimento.

Meditar é gostoso, então é importante vermos essas tarefas como algo muito bom.

Ficar com a mente cheia de pensamentos, não é meditação, é estar com a mente fazia e centrada.

A quietude mental em ouvir sons do nosso corpo estando concentrados, ou de sons do ambiente, sem pensarmos, o reverendo Genshô diz que isso é algo muito significativo.

Quando você enche o cérebro de estímulos, você não desfruta da vida, e isso é o oposto da meditação, que é deixar a mente vazia, não nos agarrarmos aos pensamentos.

O excesso de estímulos traz agitação, ansiedade.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 

Você também pode se interessar por:

Swasthya Yoga e Religião - Questionamentos

As Pesquisas Cientificas de Allan Kardec

O Perdão é Extremamente Vantajoso

 Voltar a Pagina Inicial