Universalismo e Fundamentos Umbandistas

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O nome Orixá vem da língua yorubá, que é o principal idioma da Nigéria.

O estudo do yorubá vem ajudando a Umbanda a ter melhorado a compreensão de termos usados, de descobertas do sentido de certas palavras, então isso vem ajudando a nossa religião.

A Umbanda é uma religião brasileira, não é nigeriana, foi fundada no Brasil, mas devido a uma reforma religiosa no Plano Espiritual, onde se passou a cultuar os Orixás.

As entidades da Umbanda vem de todos os lugares do mundo, e ajudam em várias religiões, mas na nossa crença, podemos conversar com esses bem feitores que ajudam em todas as crenças.

As entidades da Umbanda se manifestam de forma simbólica, se apresentando de uma maneira em particular, como Caboclo, Preto Velho, Exu ou Guardião, mas isso são a maneira de se manifestarem, então tanto um Caboclo pode morar espiritualmente na França, EUA, Angola, no México, no nosso próprio pais e etc, e nem terem tido uma vida como índio. Escrevemos sobre isso em outros textos.

Os mesmos Orixás que cultuamos em nossa crença, existem em todas, e em todo o planeta, mas com outros nomes, mitologias ou parábolas e humanizações.

Humanização é uma criar uma forma humana para uma deidade, mas elas não tem forma humana, e não se sabe a aparência destes seres, e nem da de Deus, e nem os mestres iluminados também o sabem.

O interessante é que os Orixás para aparecerem para nós, e nós entendermos o que estamos vendo, eles se apresentam da forma humanizada, apenas para entendermos, e eles evoluem fazendo isso.

Os Orixás são as divindades cultuadas na diversas religiões, cada uma com aspectos próprios atribuídas a elas, como nome, mitologia e humanização. São as divindades de todas as outras crenças.

Existe um sincretismo, não feito com as divindades de outras religiões, mas sim com os santos católicos, pois a Umbanda em seu inicio era muito Cristã.

No inicio deste pensamento cristão umbandista, nos pontos cantados, que são mantras, se trocavam os nomes dos Orixás pelos seus Santos sincretizados.

Mas com o passar do tempo a Umbanda parou de adotar os nomes dos santos em seus pontos, passando para os nomes dos Orixás.

Eu acho que a Umbanda não deve ser cristã, mas como uma crença universalista que é, deve dar o espaço igual para que cada mentor se manifestarem com a sua formação religiosa, sendo ela de qualquer fé.

Deve existir uma igualdade entre as crenças, sem deixar de dar maior espaço aos fundamentos próprios da nossa religião brasileira, mas sem achá-la superior a nenhuma outra, pois assim ficamos humildes e simples em nossa crença, conseqüentemente equilibrados nela.

Amor não é superioridade, isso é o ego.

Amor é quando algo te faz feliz.

O poder dos nomes dos Orixás é muito forte, e por isso é importante utilizá-los.

Também não taxarmos a nossa religião brasileira como Cristã, mas sim universalista e com fundamentos próprios.

Sermos abertos para aceitar os mentores com suas formações religiosas, podendo passar ensinamentos sobre todas, isso é muito importante, pois abre um leque para uma riqueza maior de informações, podendo atingir a realidade dos médiuns, cambonos e consulentes, dando para eles o ensinamento que tem mais haver com seu pensamento, e ajudá-lo a ser beneficiados por esses conhecimentos, saindo de conflitos, ou sofrimentos e adquirindo autoconhecimento, pois todas as crenças do bem fazem isso.

Por compaixão a cada humano que pensa diferente, que não é cristão, é importante deixarmos os mentores abordar sobre todas as fés, pois quando só permitimos eles falarem do Cristianismo, eles são reprimidos para falar de outros assuntos, isso ocorre muito no Espiritismo, pois é uma crença exclusivamente Cristã, e poderia ser mais rica e abrangente se os espíritos que se manifestam nela, poderem falar sobre toda as outras crenças de forma igual.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 

Você também pode se interessar por:

 Os Sonhos são uma Coisa Maravilhosa, Então Sonhe

A Individualidade e a Humildade

O Budismo e o Desejo

 Voltar a Pagina Inicial