Yoga e Religião

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A Yoga não é uma religião, mas sim uma filosofia da Índia, mas que também é mística, em um sentido transcendente e da busca da união entre o homem e o cosmos, que acontece com o Samadhi, que é a iluminação. 

Por ser uma filosofia da Índia absorve algumas coisas do Hinduísmo, como o Deus Shiva, que muitos acreditam que foi um ser humano, uma pessoa que fundou a Yoga.

A Yoga pode e deve ser praticado sem nenhum influencia religiosa, sem nenhum comprometimento com o Hinduísmo, para pessoas que desejam os seus autoconhecimentos e iluminações, e qualquer pessoa de qualquer religião pode praticar.

Na Índia existem seis correntes filosóficas, e uma delas é a Yoga, que tem suas partes de ensinamentos morais, assim como as diversas crenças também os tem, pois ajuda justamente a nos elevarmos espiritualmente, mas existem etapas, e a medida que o aluno vai progredindo vai subindo de estágios, até que desperte sua kundalini, que vai trazer dons paranormais, como clarividência, clareaudiência, telepatia, intuição muito mais forte, desdobramento, uma sensibilidade energética muito mais aguçada, entre outros, e o próximo nível sendo o despertar do Samadhi, que transforma a vida em algo maravilhoso.

A yoga é muito mais uma filosofia de vida e auto-desenvolvimento, tanto energético quando de autoconhecimento, que não estão ligados necessariamente a nenhum religião, principalmente aqui no Ocidente.

Mas existem alguns assuntos em comum, e muitos praticantes hinduístas praticam Yoga, mas o inverso não é verdadeiro, pois quem pratica Yoga, em uma  maioria avassaladora não pertence ao Hinduísmo, são em sua maioria católicos, espíritas, umbandistas e alguns de religiões orientais.

Porém a Yoga aparece nos textos sagrados do hinduísmo, os Vedas, na parte dos Puranas, textos muito antigos, porém segundo o Mestre DeRose, a filosofia hindu que abordamos nesse texto é anterior ao Hinduísmo.

O Hinduísmo tem um envolvimento com o Yoga, mas o Yoga não tem um vinculo com o Hinduísmo.

A Yoga não é vinculada a religiões, mas o Budismo e o Hinduísmo que adotaram as praticam yogues, que são religiões que surgiram na Índia, mas que são muito posteriores a existência da filosofia hindu que é tema deste texto, que é muito mais antiga.

Os professores de Yoga pertencem as mais diferentes crenças, e não são na maioria nem budistas ou hinduístas aqui no ocidente.

O Budismo adota tão intensamente a pratica dos mantras, da atenção plena, dos mudras,  e da meditação, que eram posteriormente da Yoga, mas com o seu desenvolvimento surgiram mantras próprios budistas.

Tanto a Yoga, o Budismo e o Hinduísmo surgiram na Índia, mas em períodos diferentes da história.

Porém todas as religiões do mundo tem alguma semelhança com a Yoga, como por exemplo, a prática de fechar as palmas das mãos e ficar com elas perto do rosto para orar, isso é um mudra, que são posturas feitas com as mãos.

Mas as religiões tem uma coisa muito mais preciosa que em comum com a Yoga, que é a busca pela santidade, pela iluminação, o Samadhi, o Nirvana, a Ascensão do espírito, que proporcionam uma realidade maravilhosa para viermos internamente.

Pensando por esse ponto de vista, podemos notar que a Yoga complemente qualquer religião para atingirmos o objetivo da iluminação, o que é muito bom.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

O que é Preciso para Despertar a Kundalini

O Budismo, o Ego e a Psicologia

Exercício para Vibrar no Positivo, Ser Mais Feliz e Grato

Menu: