A Segunda Nobre Verdade

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Dukka significa a insatisfação que temos na vida, é não nos conformamos com os altos e baixos que ocorrem, ora ocorrendo coisas boas, e ora ocorrendo coisas más. 

A Segunda Nobre Verdade ensina à causa do sofrimento e da insatisfação, que é tanha, que significa apego as coisas.

Porém apego é muito mal compreendido, muitas pessoas acham que é não nos afetuarmos as pessoas, o que é frieza, que é o contrário do amor, compaixão, bondade, se importar e querer o bem.

Apego não é amor ou afeto, isso é outra coisa.

É indispensável que amemos as pessoas para sermos felizes, o caminho da luz é esse.

Não nos importarmos com elas é frieza, desconsideração, e faz parte disso sofrer quando perdemos alguém que amamos, e também quando um amado quer partir, então abrirmos mão dele para seu próprio desejo ou felicidade, pois nos importamos tanto que desejamos o melhor a eles.

Porém o desprendimento traz a sabedoria de saber sofrer, e quando sabemos sofrer, sofremos muito menos.

Por isso mesmo que a tradução da palavra tanha não significa exatamente apego, mas uma espécie de teimosia, um agarramento, um vinculo criado com as coisas, das quais retemos e não abrimos a mão.

Quando na verdade amor é libertar quando necessário a pessoa amada, isso acaba causando sofrimento.

Existem duas situações que podemos exemplificar a desprendimento e o apego.

Nos Estados Unidos é normal os filhos se mudarem, saírem de sua casa para mudarem e viverem na faculdade por algum tempo, que geralmente ficam distantes de casa, até mesmo em outras cidades.

Uma mãe apegada pode fazer o filho não ir para a faculdade que deseja, para assim ficar distante, então ela amarra e prejudica o destino do filho.

Uma mãe desapega sofre com a partida do filho, mas abre mão dele para que ele tenha um bom futuro, e também fica feliz por ele estar seguindo um caminho que seja bom para ele.

Reverendo Genshô ensina brilhantemente que não é o amor que causa sofrimento, mas sim o agarramento, que é não permitir que o outro faça o que é melhor para si por motivos do ego.

Agarramento é o desejo de que tudo seja nosso, esteja sempre conosco, seja possuído, e por isso não se abre mão das coisas, surgindo o ciúmes, a inconformidade.  

Veja toda seguencia dos textos das Quatro Nobres Verdades:

Primeira Nobre Verdade - A Segunda Nobre Verdade - A Terceira Nobre Verdade - A Quarta Nobre Verdade - O Nobre Caminho Óctuplo

Para se aprofundar mais: Todas as Oito Vias do Nobre Caminho Levam ao Autoconhecimento - O Nobre Caminho Óctuplo e o Karma

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

O Egoísmo, a Solidão e a Desvantagem de Pensar Somente em Si Mesmo

Allan Kardec, Magia e Espiritismo

A Evolução Espiritual e para Onde ela nos Leva

 Voltar a Pagina Inicial